A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), em pareceria com a Empresa de Refeições Nutrisaúde Ltda e Cargill, realizaram na manhã desta quinta-feira (21) o fechamento do projeto “Educando com a horta”, na Escola Municipal Joaquim Marques de Souza, no bairro Vila Alegre.
Considerando todas as etapas realizadas pelo projeto educativo, como a instalação das hortas, desenvolvimento de conteúdos pedagógicos pelos professores, visita dos alunos e atividades práticas realizadas nas hortas escolares, o fechamento do projeto deste ano terá a elaboração de oficinas de produção de receitas pelos alunos, utilizando os alimentos cultivados na horta.
Este trabalho apresentado fecha um ciclo de atividades realizadas nas unidades escolares durante todo o ano, referente aos temas propostos nos projetos “Grão em Grão” e “Educando com a horta”.
Segundo a nutricionista e coordenadora da Alimentação Escolar da SEMEC, Vania Mara Borges, o intuito maior do projeto foi levar a alimentação correta aos alunos: “o nosso trabalho diante desse projeto foi educar os alunos no que diz respeito a alimentação correta, e inserir no contexto curricular a educação nutricional”, explicou Vania.
O projeto ainda busca enriquecer o cardápio escolar com os produtos da horta e promover a integração da mesma como atividade educativa para os alunos.
Para a aluna do 2º ano, Keismi Gobi Galvão, de sete anos, as atividades realizadas foram muito produtivas e divertidas: “arrancamos os matinhos, cuidamos para que as verduras crescessem e ainda comemos o que produzimos na hora do lanche”, disse a aluna.
Os alunos foram divididos em duas turmas, matutino e vespertino: o 2º ano fez o Suco da horta; o 3º ano o Pudim rosado; o 4º ano a Salada da horta e o 5º ano a Torta vegetariana, e após cada preparo puderam degustar as receitas.
De acordo com a diretora da Escola Municipal Joaquim Marques de Souza, Nadia da Silva Lima, as parcerias são peças fundamentais para o melhor desenvolvimento de cada projeto: “a parceria entre SEMEC, Empresa de Refeições Nutrisaúde Ltda e Cargill, nos garantiu a realização desse projeto e a inclusão dos alunos com a horta, onde eles cuidaram, limparam e aprenderam sobre a importância de se alimentar corretamente”, destacou a diretora.
O projeto foi realizado em 10 escolas da REME, para alunos do 2º ao 5º ano, destacando-se na execução a Escola Municipal Joaquim Marques de Souza, Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão e a Escola Municipal Presidente Médici.