Mais de mil acidentes de trânsito foram registrados em Três Lagoas pela Polícia Militar e agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran), no último ano. Conforme balanço, ao menos, 664 vítimas ficaram feridas e três pessoas morreram. Com o objetivo de diminuir o índice de acidentes nas ruas da cidade, será realizada no mês de março a campanha “Rodovidas Cidades no Município”.
Segundo a coordenadora de Educação no Trânsito, Caroline Feliciano, a campanha vai desenvolver várias ações durante o ano com o intuito de envolver a população. “Vamos começar o trabalho pelas crianças, por meio de uma ação que será desenvolvida no SEST/SENAT com os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares em um sábado do mês de março, que ainda será definido pelos organizadores da campanha”. A ação será feita em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) e empresas municipais.
Caroline destacou que as ações desenvolvidas terão como principal enfoque o respeito ao trânsito. “Haverá durante todo o ano blitze educativas, palestras, apresentações teatrais entre outas atividades que ressaltarão a importância da segurança no trânsito”.
A coordenadora ressaltou que durante todo o ano de 2015 a Semutran realizou diversas atividades educativas nas escolas e empresas de Três Lagoas que alertavam sobre a importância da travessia na faixa de pedestres, simulação da forma correta da utilização da faixa de pedestres e a importância de respeitar as leis de trânsito.
“O maior índice de acidentes são registrados em ruas pavimentadas e com sinalização. Ainda há um desrespeito com as normas de trânsito, como por exemplo, o uso de cinto de segurança, o não uso de telefone celular e a faixa de pedestre. Motoristas, ciclistas e pedestres devem ter a consciência que devem fazer a sua parte para que possamos ter um trânsito mais seguro”, finalizou Caroline.
O número de acidentes no último ano, 1.083, foi menor do que em 2014, quando foram registrados pela PM 1.200 acidentes, sendo 326 sem vítimas, 865 com vítimas e nove com vítimas fatais.