A unidade de Três Lagoas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lança o Banco de Oportunidades de Trabalho, na quinta-feira (6).
A solenidade será na unidade Senac João Carrato, com a participação da direção da Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomercio/MS), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Senac.
A iniciativa do Senac, com a criação do Banco de Oportunidades de Trabalho, é colocar à disposição dos empresários a possibilidade de encontrar profissionais qualificados, pré-selecionados, com o perfil exigido pelas empresas e com as competências necessárias para o exercício da função.
Segundo explicou o coordenador do programa do Senac, Paulo Roberto Machado de Andrade, o objetivo do Banco de Oportunidades é mostrar para empresários do interior do Estado que há muitos profissionais capacitados em busca de uma colocação no mercado de trabalho e, em muitas situações, não há necessidade de buscar trabalhadores fora do Município.
Entre outros pontos, o serviço visa solucionar uma das principais queixas dos empresários de diversos setores, que é a falta de mão-de-obra em Mato Grosso do Sul.
CAGED
Nos últimos 12 meses, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), elaborado pelo Ministério do Trabalho, Mato Grosso do Sul teve uma média de crescimento de 3,32%, o que significa um número acumulado de 12.487 postos criados desde janeiro do ano passado. E, na maioria dos casos, estes novos empregos exigem conhecimento técnico, habilidades e competências que somente podem ser supridos por meio de cursos e treinamentos específicos.
Antes de se apresentar à empresa, o candidato recebe orientações sobre postura profissional, vestuário, conscientização quanto à importância do trabalho, comportamento numa entrevista de seleção, elaboração de currículo, entre outros.
Mais informações em nossa edição impressa