O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Três Lagoas abriu 200 vagas para cursos técnicos de nível médio gratuitos através do Sistema de Seleção Unificado para Cursos Técnicos (Sisutec), lançado há pouco mais de uma semana em todo o Brasil. Os cursos são oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Três Lagoas
Senai oferece 200 vagas pelo Sisutec em Três Lagoas
Em todo o Mato Grosso do Sul, foram abertas 2,8 mil vagas para cursos técnicos gratuitos
Conforme informações do Senai, as vagas são para os cursos de automação industrial, eletrotécnica, logística e segurança no trabalho. Já em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, serão 2,8 mil vagas gratuitas, distribuídas em 14 cursos técnicos diferentes através do Sisutec.
O Senai informa que os interessados em participar do processo seletivo têm até segunda-feira, dia 12, para se inscrever. As inscrições devem ser feitas pelo site www.sisutec.mec.gov.br. Além de Três Lagoas, as vagas estão disponíveis nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ivinhema, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia e Sonora.
SELEÇÃO
A seleção dos candidatos será feita com base nas notas do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Para participar, o candidato precisa ter obtido nota acima de zero na prova de redação. Além disso, um dos pré-requisitos para participar dos cursos do Protanec é ter concluído o ensino médio em uma escola pública, ou privada, na condição de bolsista integral.
O resultado da primeira chamada deverá ser divulgado na quarta-feira. As matrículas serão abertas no dia seguinte, de quinta à sexta (dias 15 e 16). Já o resultado da 2ª chamada sai no dia 19 de agosto e as matrículas poderão ser feitas no dia 20 de agosto.
O Senai informou ainda que as vagas remanescentes, após as chamadas regulares, serão destinadas ao procedimento de inscrições online, pelo endereço eletrônico www.pronatec.mec.gov.br. Nessa fase, o requisito para a inscrição será apenas a conclusão do Ensino Médio e será aberta à candidatos que tenham, ou não, realizado o Enem em 2012. (Com informações da Fiems)