Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Senai tem mais de 3,4 mil vagas gratuitas de cursos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), integrante do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), está oferecendo para este ano 3.428 vagas gratuitas de qualificação profissional, distribuídas em 27 cursos, que atendem às necessidades da indústria.
As vagas estão disponíveis nas escolas profissionalizantes do Senai de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia e Três Lagoas.
No Centro de Formação Profissional “José Paulo Rímoli” (Senai de Três Lagoas), estarão sendo oferecidas 540 vagas gratuitas, divididas em 12 cursos.
Em Três Lagoas, segundo o que foi divulgado ontem (27) pela Fiems, estarão sendo oferecidos os seguintes cursos: Auxiliar Logístico de Suprimento, Auxiliar Logístico de Produção, Armador, Carpinteiro de Obras, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Pedreiro, Pintor de Obras, Operador de Máquinas-Ferramenta Convencionais, Costureira Industrial, Soldador Elétrico, Eletricista Instalador Industrial e Mestre de Obras.
Segundo informações do diretor-regional do Senai/MS, Jaime Verruck, as 3.428 vagas serão destinadas às pessoas de baixa renda, preferencialmente, trabalhadores, empregados ou desempregados, matriculados ou que tenham concluído a educação básica.
“A Pesquisa de Identificação das Demandas por Capacitação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos do Senai, realizada ao longo do ano passado em todos os segmentos da indústria sul-mato-grossense, identificou um déficit de 11 mil trabalhadores qualificados para este ano e quais as áreas de ocupações que apresentavam a maior demanda. E é com base nesse levantamento que estamos lançando a gratuidade”, explicou.

DEMANDA

Segundo vem ocorrendo em Três Lagoas e nas demais cidades do Estado, principalmente naquelas que passam por processo de crescimento industrial, é sempre grande a demanda por cursos profissionalizantes. Por essa razão, Jaime Verruck acredita que o número de interessados nas vagas gratuitas de qualificação profissional deve ultrapassar o número de vagas disponíveis.
Ele acredita que, devido ao estudo preliminar que foi feito pela Fiems, no segundo semestre do ano passado, “o número de vagas gratuitas seja suficiente para atender à necessidade da indústria hoje”, avaliou.
Os cursos que estão sendo oferecidos pelo Senai começarão em março e vão até novembro deste ano. As informações detalhadas sobre os cursos poderão ser obtidas no Senai de Três Lagoas e pelo telefone 3521-3630.
Jaime Verruck reforçou que a intenção do Senai é dar acesso a uma fatia da população que não consegue chegar aos cursos disponibilizados por não ter condições financeiras, muitas vezes por estarem desempregadas ou que estão empregadas mas não têm condição para arcar com o valor de um curso de qualificação profissional.
“A nossa principal área de atuação é voltada à capacitação da mão-de-obra e por isso identificamos caminhos que propiciam ganhos para a formação inicial e a elevação do nível de escolaridade dos trabalhadores, sem prejuízo dos cursos de aperfeiçoamento”, finalizou.