Veículos de Comunicação

Clima Frio

Sensação térmica cai a 5 graus e fim de semana deve continuar gelado

Frio “antecipado” atinge cidades próximas à divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo e Minas Gerais com queda acentuada

Frio obriga pessoas a usarem agasalhos em Três Lagoas - Claudio Pereira/JP
Frio obriga pessoas a usarem agasalhos em Três Lagoas - Claudio Pereira/JP

Três Lagoas registrou, anteontem, a temperatura mais baixa do ano – 11°C. Entretanto, a sensação térmica por volta das 5h do mesmo dia, de acordo com o meteorologista Natálio Abraão, foi de 5 graus positivos. 

Por volta das 8h30 os termômetros registravam 13°C e a máxima foi de 20 graus à tarde. De acordo com o Centro de Previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), marcas semelhantes foram registradas em Paranaíba, Aparecida do Taboado e Selvíria.

A empresa Climatempo registrou 9 graus em toda a Costa Leste na madrugada – dois abaixo do registro do Centro de Previsão do Inpe. 

Em diversas cidades de Mato Grosso do Sul, próximas às divisas com São Paulo e Minas Gerais, houve chuva de granizo. Não houve registro de pessoas feridas nem de prejuízos elevados em áreas atingidas.   

O meteorologista da universidade Uniderp/MS explica que a temperatura caiu na Costa Leste do Estado devido a uma frente fria vinda da região Sul do Brasil. Segundo Abraão, o frio deverá permanecer em Mato Grosso do Sul até 24 de junho. Ponta Porã, por exemplo, registrou às 5h de anteontem sensação térmica de 3 graus negativos.

De acordo com os institutos de meteorologia, todo o fim de semana deverá ser “gelado”, somente no período da manhã e à noite. 

COMÉRCIO

A “antecipação” do frio favorece ao comércio de vestuário. Lojas de Três Lagoas registraram aumento na venda de agasalhos e cobertores nas últimas duas semanas. A evolução positiva chega a 10% sobre o mês anterior, segundo lojistas. O Inverno começa dia 20.