Os servidores da Rede Municipal de Educação (Reme) de Três Lagoas estão em estado de mobilização nesta terça-feira, com isso, 15 mil alunos estão sem aula. Eles protestam contra o reajuste proposto pela prefeitura.
No período da manhã, os servidores participaram de uma assembleia na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted) para deliberar deliberação de ações que seriam realizadas. Uma passeata estava prevista para acontecer na área central. No entanto, a administração municipal encaminhou um ofício para o sindicato informando que retiraria o projeto de reajuste da pauta de votação da Câmara, e convocou a categoria para uma nova reunião às 11h.
Diante do ofício, os servidores decidiram suspender a passeata que aconteceria no período da manhã. Às 15h uma nova assembleia será realizada para a categoria deliberar sobre o resultado da reunião com a prefeita. Somente depois da reunião e assembleia, é que será definido quais procedimentos serão adotados.
A categoria pleiteia 11.36% de reajuste para o magistério, retroativo a janeiro e, pelo menos, 10.06% que é a reposição da inflação, para os servidores do administrativo. A administração municipal, no entanto, apresentou uma contraproposta de 4% para os funcionários do administrativo e 8% para o magistério. Esse percentual de 8% seria dado agora retroativo a janeiro e mais 3,36% em agosto para receber em setembro.