Veículos de Comunicação

Três Lagoas

SIC registra 45 pedidos em pouco mais de quatro meses

Sistema de Informação ao Cidadão entrou em funcionamento no portal do município em janeiro

Apenas 30% dos pedidos são referentes ao proposto em lei -
Apenas 30% dos pedidos são referentes ao proposto em lei -

De janeiro até ontem, o Sistema de Informações ao Cidadão (SIC) registrou 45 solicitações de informações da população. O total corresponde a uma média de pouco mais de dez registros ao mês. Esse índice, conforme o coordenador do setor responsável pelo sistema, Cristiano dos Santos Pereira, está dentro do esperado. “Em Campo Grande, onde o serviço já está disponível desde o ano passado, foram registrados 120 pedidos em doze meses. Por essa razão, até que Três Lagoas está nos surpreendendo. Apesar disso, o nosso objetivo é fazer com que o serviço seja mais usado pelo cidadão”, destacou.

O SIC visa cumprir a Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor em 17 de novembro do de 2011, com o objetivo de garantir maior transparência às contas públicas através da implantação de canais de comunicação com a população. Em Mato Grosso do Sul, ainda são poucos os municípios que contam com o sistema. Campo Grande foi pioneira na implantação do serviço, com o qual o cidadão pode requerer informações sobre contas, contratos, salários e pagamentos do poder público – desde que esses dados não sejam pessoais. No município, o sistema entrou em funcionamento em dezembro do ano passado apenas na Prefeitura de Três Lagoas, já que a Câmara de Vereadores ainda não o implantou.


Desde então, uma das solicitações mais realizadas pela comunidade refere-se ao setor de habitação. Segundo estatísticas do SIC, do total de pedidos realizados até o momento, 11 foram destinados ao setor. “A maioria das pessoas quer saber quando serão lançados novos conjuntos habitacionais ou se já existe uma lista para as casas populares em construção”, explicou Pereira.


O levantamento apontou ainda que nos quatro primeiros meses do ano foram registrados cinco pedidos de informação referentes a cargos e funcionários;  dois sobre contratos públicos, um sobre denúncia, um pedido diverso, quatro solicitações de informações destinadas à Secretaria Municipal de Educação (a maioria sobre escolas mais próximas e vagas em escolas e centros de educação infantil), seis sobre o Imposto Predial e Territorial (IPTU), uma solicitação encaminhada à pasta de Meio Ambiente e sete pedidos referentes a projetos e obras públicas. 


Além disso, o SIC registrou uma solicitação de dados sobre salários e um para a pasta de Saúde. “Esse último foi um caso interessante. Uma paciente de Três Lagoas que fazia tratamento em São José do Rio Preto queria informações sobre o término do convênio com o hospital de base daquele município. Então, respondemos a ela que foi o próprio hospital que rescindiu o contrato”.


O SIC também tem registrados pedidos um pouco inusitados, como outro caso citado pelo coordenador, de um morador que se mudou recentemente para a cidade e queria um roteiro dos principais pontos turísticos do município. “Pela Lei, o SIC visa atender a solicitações de informações sobre gastos públicos, contratos, licitações etc. Porém, a maioria dos pedidos que recebemos é referente a informações gerais do município. O que estamos respondendo sem problema algum, pelo contrário, estamos até gostando desse resultado. O SIC foi transformado em um tipo de central de informação”, completou.
Do total de pedidos de informações registrado até o momento, Pereira estima que apenas 30% sejam referentes ao objetivo, de fato, da criação da lei. Ele explica que nenhum pedido foi recusado até o momento – possibilidade prevista na lei apenas após avaliação da própria prefeita Márcia Moura.“É importante lembrar que nós não resolvemos nenhum problema. O nosso trabalho é levar os questionamentos ao responsável e garantir respostas para os cidadão”, reforçou Cristiano Pereira.


PROCEDIMENTO
O cidadão pode solicitar informações sobre o município através do link portal da transparência, pelo site www.treslagoas.ms.gov.br, ou pelo telefone (3929-1488) ou ainda pessoalmente, na sede da Controladoria, que fica na rua Elmano Soares, 670, Centro.  Para fazer o pedido, ele não precisa apresentar justificativa. Basta apenas fornecer nome completo e documento com foto. O pedido será encaminhado pelos servidores do SIC à pasta responsável e a resposta deverá ser apresentada pela administração dentro de um prazo de 20 dias. Em caso de negativa, o contribuinte ainda tem a opção de recorrer da decisão – requerimento que será apresentado diretamente à prefeita Márcia Moura, que irá determinar a disponibilização ou não.