Os delegados do Setor de Investigações Gerais (SIG), Ailton de Freitas e Thiago Passos, anunciaram na manhã desta terça-feira, 23, que o setor está com um novo layout para divulgar o serviço de Disque Denúncia da unidade policial.
O telefone destinado para receber denúncias continua o mesmo, o (67) 3929-1173, mas segundo o SIG, dois cartazes serão afixados em repartições policiais e demais órgãos públicos para uma divulgação mais ampla do serviço, que tem revelado um resultado muito positivo no combate a criminalidade, o que acaba servindo como ferramenta fundamental para a atuação da polícia.
Os delegados explicam que o telefone Disque Denúncia não possui sistema de identificação de chamadas, o que garante o anonimato absoluto ao denunciante que acaba colaborando com a polícia que efetuar denúncias.
Um investigador de polícia atende as chamadas telefônicas e faz a triagem dos dados e confecciona um relatório que é apresentado aos delegados Ailton e Thiago, que utilizam as informações nas investigações, caso elas sejam confirmadas como verdadeiras, daí a importância de utilizar o serviço apenas que tiver dados concretos sobre crimes.
CARTAZES
O SIG também afixará cartazes com informações do Disque Denúncia em locais de crimes violentos, em que a Polícia Civil estiver atuando no local de crime.
A imprensa também tem papel fundamental nessa atuação. Um banner com dados do Disque Denúncia também serão exibidos sobre crimes de autoria desconhecida.
Para o delegado Ailton, o Disque Denúncia é uma linha direta com a população e, acima de tudo, a preservação do anonimato de quem colaborar para a solução dos crimes fazendo as denúncias anônimas.