Três Lagoas está a 90 dias de ter em funcionamento a nova subestação de energia da corporação chinesa State Grid, cujo projeto consiste em auxiliar no escoamento da energia elétrica na região. A obra, orçada em R$ 118 milhões, é de responsabilidade da Marechal Rondon Transmissora de Energia, e funcionará a partir de abril.
Segundo a assessoria de imprensa da State Grid, a obra estava para ser concluída no mês de janeiro, porém, por conta das chuvas o projeto foi prorrogado. Estão sendo concluídas as atividades de lançamento dos cabos para as linhas de transmissão e a obra encontra-se na fase de conclusão da montagem eletromecânica, instalação de painéis de proteção e controle, telecomunicação e sistemas auxiliares.
O engenheiro Antônio Corrado explica que a obra consiste na instalação de uma subestação de 440 /138 quilowatts – 600 megawatts e de duas linhas de transmissão, que proporcionará um novo caminho para escoar a energia da usina termoelétrica da Petrobras.
Também ressalta que garantirá reforço ao sistema elétrico, oferecendo segurança e qualidade no fornecimento de energia para a região. “No futuro essa subestação também poderá ser mais um ponto de suprimento de energia para a cidade de Três Lagoas, porém este planejamento e decisão, caberá aos órgãos competentes do setor”. O contrato de concessão possui prazo de 30 anos.
De acordo com a Aneel, esse empreendimento faz parte de um leilão de transmissão, arrematado pela State Grid, com a função de reforçar o sistema e ajudar na qualidade de atendimento oferecido à população. De acordo com a empresa, no pico da obra foram contratados 240 trabalhadores e atualmente 60 pessoas estão no local
Três Lagoas