Moradores de Três Lagoas estão preocupados com o aparecimento de escorpiões em diversos bairros da cidade. Há alguns meses o Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde vem registrando reclamações do surgimento de escorpiões na cidade.
A preocupação dos moradores tem aumentado em decorrência do falecimento de uma garota de dez anos que morava em Brasilândia, e que morreu no domingo, após ser picada por um escorpião enquanto tomava banho.
Três dias após esse fato, uma moradora do Jardim Planalto, em Três Lagoas, encontrou um escorpião na sua residência. “Tomem cuidado gente! Olha o que apareceu na minha casa”, alertou Luciane Oliveira Diogo, que postou uma foto de um escorpião encontrado na sua casa, em sua página no facebook.
Em entrevista ao programa RCN Notícias da Rádio Cultura FM (106,5), o responsável pelo Setor de Educação e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Garcia, disse que tem aumento os acidentes com escorpiões em Três Lagoas. Informou que é comum o animal sair do ralo do banheiro, já que ficam em rede de esgoto. “Esses animais se alojam na rede de esgoto, onde tem fonte de alimento que é a barata. Ele tem um local protegido e tem a umidade. Então, muitas das vezes esses animais saem da rede de esgoto e vão para as casas em busca da barata”, explicou.
Por esse motivo, Fernando Orientou que os ralos devem ser telados.
SORO
Mesmo o paciente tomando o soro antiescorpiônico, Fernando Garcia disse que o óbito não é descartado. “Muitas das vezes é aplicada dosagens a mais de sopro para combater o envenenamento, porque cada organismo reage de uma maneira”, explicou.
Nacionalmente, segundo Garcia, o soro antiescorpiônico não é produzido em grande quantidade. Ele disse que, em Três Lagoas tem o soro, mas não sabe a realidade de outros municípios do Estado. “Sabemos que é precária a produção do soro no Instituto Butantan. A produção em grande escala demora muito, porque a liberação do veneno do animal sai em gotinhas. Então, a gente sabe que no Brasil tem essa dificuldade de produção do soro”, esclareceu.
O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Segundo Fernando, em Três Lagoas várias especiais de escorpiões são encontradas, inclusive o escorpião – amarelo. “Principalmente na região central, onde tem rede de esgoto. Também se aloja em entulhos e materiais de construção”, alertou.