Dados do boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde), divulgados nesta sexta-feira (28), apontam que os leitos de UTI do SUS (Sistema Único de Saúde) estão com taxa de ocupação de 92%.
Do total de 113 leitos para adultos, 104 estão ocupados por pacientes com covid-19. A situação mais crítica é a dos leitos de UTI pediátricos, que registram taxa de ocupação de 100%. Ou seja, dos cinco disponíveis no estado, todos estão ocupados.
Entre as quatro macrorregiões de saúde, Dourados possui a maior taxa (98%), seguido de Corumbá (82%), Três Lagoas (75%) e Campo Grande (71%).
Devido à situação, o estado decidiu que vai habilitar 95 leitos para atender a demanda de pacientes hospitalizados.
O governo ainda não informou onde esses leitos serão abertos, mas deve anunciar até a próxima semana.
Houve uma reunião na quinta-feira (28) entre o Executivo estadual e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde para reajustar os valores que são repassados para custear os leitos.
Em nota divulgada pelo Conselho, o presidente Rogério Leite destaca que o financiamento dos leitos é fundamental neste momento, porque os municípios estão com dificuldade para atender a demanda de pacientes.
Estado e municípios também devem se reunir nos próximos dias para discutir questões ligadas a rede hospitalar, leitos de pediatria e de CTI pediátrico.