Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Técnicos estudam pontos de instalação de câmeras da PM

Projeto, desenvolvido em parceria com a Petrobras, prevê investimentos de R$ 1,5 milhão

Novo centro de monitoramento da PM terá área de 133 m² -
Novo centro de monitoramento da PM terá área de 133 m² -

O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Wilson Sérgio Monari, acompanha, desde ontem, equipe técnica que está percorrendo todos os pontos de Três Lagoas onde poderão ser implantadas as câmeras de vídeo da PM.

De acordo com o oficial, a visita tem como objetivo averiguar, entre outros detalhes, a área de cobertura, presença de árvores ou outros obstáculos, a fim de avaliar quais são os tipos de câmera adequados para atender a cada setor da cidade.


Esse trabalho é feito por três técnicos, um servidor público municipal e o próprio comandante, que falou com a reportagem por telefone, do bairro Vila Alegre. Segundo Monari, as câmeras de segurança – cujo projeto foi lançado em 2011 – deverão atender, principalmente, a área central, mas também serão distribuídas em alguns bairros da cidade. “Nesta semana, recebemos o suporte de uma equipe técnica. Estamos percorrendo ponto a ponto onde deverão ser implantados os equipamentos para analisarmos questões como melhor equipamento para o local, melhor ângulo de visão, entre outros detalhes”, completou.


A princípio, seriam utilizadas 30 câmeras para atender Três Lagoas. Entretanto, o tenente-coronel preferiu não falar em números por enquanto. “A quantidade exata das câmeras dependerá da licitação. O que posso garantir é que serão muitas”, explicou.


Os pontos que receberão os equipamentos foram escolhidos pela Polícia Militar levando em consideração quatro prioridades: rota de fuga de bandidos, grande concentração de pessoas, áreas com comércio e índice de violência criminal. A expectativa é de que o novo levantamento das câmeras seja concluído até o fim dessa semana.


NOVO COPOM
Ainda ontem, a Prefeitura de Três Lagoas apresentou o projeto arquitetônico para a construção do Centro de Monitoramento e do Centro de Operações da Polícia Militar. 


A obra, que prevê uma área de 133 m² de área construída, faz parte da primeira etapa do projeto desenvolvido em parceria com a Petrobras. 


Segundo Monari, o projeto já foi concluído e encaminhado para a estatal para a abertura de processo licitatório. Enquanto isso, as equipes darão continuidade ao estudo para a implantação das câmeras de segurança, segunda etapa do projeto. A terceira etapa será a aquisição de equipamentos do novo centro de operações da PM e também da central de monitoramento. 


Ao todo, o projeto conta com investimento de R$ 1,5 milhão, que serão destinados à corporação como obra mitigadora da Petrobras em função da instalação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3) no município. O andamento do projeto foi discutido em reunião realizada na manhã de ontem, na sede do Batalhão da PM. 


No entanto, ainda não há previsão de lançamento do projeto. 


AGILIDADE
A implantação de câmeras de segurança em Três Lagoas visa dar continuidade ao projeto de informatização da Polícia Militar. Em maio do ano passado, o 2º Batalhão da PM passou a contar com o Centro de Controle de Viaturas da Polícia Militar, CADG. O programa consiste no monitoramento das viaturas por meio de softwares e visa tornar o atendimento às chamadas mais rápidos. 

O da Polícia Militar. O novo sistema, denominado CADG, consiste no monitoramento por meio de um software das viaturas policiais, permitindo direcioná-las até a ocorrência de forma mais eficaz. A solenidade contou com a participação da vice-governadora Simone Tebet, da prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, do comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Carlos Alberto David dos Santos, do prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho, do deputado estadual Eduardo Rocha e lideranças locais.Além do monitoramento das viaturas, cada veículo passou a ser equipado com um tablet e um GPS. (Com a colaboração de Ana Lilian Guimarães)