O setor de telefonia, fixa e móvel, liderou mais uma vez o ranking de reclamações registradas no Programa de Defesa do Consumidor de Três Lagoas (Procon/TL) no mês de agosto. Conforme levantamento divulgado pelo órgão ontem, das dez “empresas mais reclamadas”, cinco eram do setor de telefonia ou internet.
Três Lagoas
Telefonia lidera ranking de reclamações em agosto
Procon de Três Lagoas registrou 308 atendimentos no mês passado, 147 deles viraram reclamações
A líder, segundo o ranking, foi a Oi Brasil Telecom. Apenas no mês passado, 80 clientes buscaram o Proconcom alguma queixa contra os serviços oferecidos pela empresa. Além desses, 19 procedimentos tiveram que ser abertos para buscar uma solução.
Já em segundo lugar, o ranking cita a empresa de telefonia Claro, com 47 atendimentos. Entretanto, nas reclamações, a empresa cai para a oitava posição, com quatro procedimentos abertos. A Vivo aparece em terceiro lugar em atendimentos de clientes insatisfeitos, 26 ao todo, e no sétimo em relação ao número de reclamações abertas, cinco ao todo. A empresa é seguida pelo Banco Bradesco, única agência bancária a compor o ranking das dez empresas com mais reclamações.
Em agosto, o Procon atendeu a 20 clientes desse banco insatisfeitos com algum serviço. Em contrapartida, a agência não é citada no ranking paralelo, de procedimentos abertos. Nesse caso, compõem o ranking os bancos Cruzeiro do Sul, com seis reclamações abertas e Santander Brasil, também com seis reclamações.
A empresa Embratel e a rede de lojas Magazine Luiza ocupam, respectivamente, a quinta e sexta colocação no ranking de atendimentos. O Procon de Três Lagoas registrou 12 atendimentos nos dois casos. Além disso, quatro reclamações foram abertas contra a empresa Magazine Luiza. No caso da Embratel, não houver abertura de reclamações.
A Elektro, empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica no município, também é citada na sétima posição do ranking (nove atendimentos). Ela é seguida, das empresas Sky Brasil Serviços, Terra e Tim, todas com nove atendimentos.
A Sky e a Terra são citadas no ranking paralelo, de reclamações abertas, com cinco casos cada uma. OProcon de Três Lagoas ainda cita a editora Abril, com quatro procedimentos abertos nesse ranking.
GERAL
Juntas, as empresas que compõem o ranking somam 234 atendimentos a clientes insatisfeitos realizados pelo Procon local. O número equivale a 32% do total de atendimentos registrados em todo o mês. Em agosto, os servidores do órgão atenderam a 308 pessoas com algum tipo de insatisfação. No mesmo período, 147 clientes registraram reclamações contra algum tipo de serviço, sendo 64 delas apenas contra as empresas que lideraram o ranking.
Em nota, o Procon informou que do total de 455 casos registrados (entre atendimentos e reclamações abertas), as principais queixas dos consumidores estão relacionadas à cobranças indevidas, produtos com defeito, não cumprimento de ofertas e problemas no cancelamento de contratos.
O órgão explicou que a lista é composta por atendimentos em geral e abertura de reclamações, “sendo necessário o registro da reclamação para oficializar o atendimento à demanda do consumidor”. A divulgação do ranking das empresas mais reclamadas em Três Lagoas visa tornar o trabalho do Procon mais transparente, tanto para consumidores quanto para empresas.
Nessa semana, a direção do órgão recebeu a visita de sete representantes da agência do Banco Bradesco. O encontro teve como objetivo buscar soluções das pendências que existem entre banco e consumidor.