A primeira parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicada neste domingo (5) e, cerca de 33 mil pessoas realizam a prova, em Mato Grosso do Sul. Já em Três Lagoas, mais de 2 mil alunos se inscreveram para o exame.
Nesta primeira etapa, foram aplicados os conteúdos de ciências humanas e linguagens, além da redação, que neste ano, o tema escolhido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".
O acúmulo de funções por parte das mulheres é um fato histórico, difundido por uma sociedade desigual. Além de se ocuparem com funções no mercado de trabalho, são elas quem cuidam do lar, dos filhos, maridos, e muitas vezes dos pais, quando necessário.
Segundo aponta uma pesquisa da Oxfam Brasil, se o trabalho do cuidado fosse remunerado, ele movimentaria um valor de quase 11 trilhões de dólares por ano no PIB mundial.
A segunda parte do Enem será realizada no domingo (11). Os estudantes vão retornar aos locais da prova para a aplicação dos conteúdos de ciências da natureza e matemática.
Veja a matéria abaixo: