Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Tempestades durante a primavera serão normais

O fenômeno tem influenciado a formação de áreas de instabilidade em Três Lagoas

Os temporais são provocados por uma frente fria -
Os temporais são provocados por uma frente fria -

A Cidade viveu ontem mais um dia de apreensão por causa da expectativa de outro vendaval. Por volta das 13 horas começou a ventar forte e logo depois nuvens escuras começaram a surgir. Parecia que a previsão de tornado do Instituto de Pesquisa Metereológica (Ipimet) da Universidade do Estado de São Paulo (Unespe) estava certa. Em minutos várias árvores foram derrubadas e as telhas de muitas casas voaram pelos ares.

Mas, para alívio da população, o que poderia ser o pior, não veio. As fortes rajadas de vento duraram pouco mais de meia hora. Foi o suficiente para deixar a sem luz parte da Cidade por horas. Depois de quase cem dias de estiagem, três temporais, em um curto espaço de tempo, devastaram a Cidade.

Os temporais são provocados por uma frente fria que veio da Bolívia, passou por Mato Grosso do Sul, por São Paulo e se mantém na costa litorânea do Sudeste. O fenômeno tem influenciado a formação de áreas de instabilidade em Três Lagoas. Contudo, a meteorologista do Ipimet, da Unesp, em Bauru, Zildene Pedroza, os temporais dos últimos dois dias (quarta e quinta-feira) são normais para este período da primavera.

LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JPTL