Com a chegada do inverno e diminuição de chuva entre os meses de julho e agosto, o índice de incêndios em vegetação no município de Três Lagoas cresceu consideravelmente.
Em entrevista ao programa Bom Dia Três Lagoas exibido pelo Canal TVC – 13, o comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, o tenente coronel Marcelo Olassar, alertou a população para os riscos que o incêndio em terrenos baldios pode provocar. “A consequência pode ser desde problemas relacionados a doenças respiratórias à multa e prisão, se caso algum militar ver em flagrante essa prática”, afirma.
De janeiro a julho deste ano 110 ocorrências de incêndio em vegetação foram registradas pelo Corpo de Bombeiros. Os índices mais que dobraram nos primeiros dez dias do mês de agosto. De acordo com o comandante, Três Lagoas já acumula quase 300 ocorrências deste tipo. “Quase 65% delas foram registradas a partir de junho, quando as chuvas diminuíram e a umidade relativa do ar também”, aponta.
Somente na madrugada desta terça-feira, 11, o Corpo de Bombeiro atendeu duas ocorrências em endereços distintos. “Atender ocorrências de incêndio são muito recontes neste mês, por isso é tão importante a conscientização e colaboração da população em não pôr fogo em amontoados nos terrenos baldios. O fogo pode se alastrar muito rápido, devido ao vento e ao tempo seco”, alerta.
Vale ressaltar que pôr fogo em terrenos baldios e em propriedades rurais é um crime ambiental podendo levar ao pagamento de multa e prisão. Além disso, esta prática é prejudicial à saúde.
&saiba