Veículos de Comunicação

Pressa

Tentativa de fuga obriga Estado a ativar novo prédio da Unei

Obra custou quase R$ 8 milhões e foi construída em 2014, em uma área de 30 mil metros quadrados, mas nunca utilizada

Prédio terá de ser reformado antes de ser usado, concluem técnicos - Reprodução/TVC
Prédio terá de ser reformado antes de ser usado, concluem técnicos - Reprodução/TVC

Uma tentativa de fuga registrada anteontem na Unidade Educacional de Internação (Unei) Tia Aurora, em Três Lagoas, provoca a ativação do novo prédio do socioeducativo, que está fechado há quase dois anos. Orçada em quase R$ 8 milhões, a estrutura está praticamente abandonada e, agora, tem previsão de começar a funcionar no mês de outubro. 

A informação é da superintendente das Uneis de Mato Grosso do Sul, Carmem Lígia Loureiro Carmelo, que esteve ontem com uma equipe técnica, em Três Lagoas, um dia depois da tentativa de fuga. O objetivo foi verificar a atual situação da unidade, em relação à segurança e estrutura, e realizar uma vistoria no novo prédio. 

“Queremos inaugurar a nova Unei o mais rápido possível e viemos verificar as instalações. Mas, por ter ficado parado muito tempo, o novo prédio vai ter que passar por reparos e readequações, como reforço nas grades, janelas e nos banheiro, para começar a funcionar em outubro”, explicou a superintendente, em entrevista ao Jornal do Povo.

Porém, não deu detalhes sobre o valor que será gasto com a reforma. Carmelo disse apenas que o governo vai abrir licitação para contratar empresa, que será responsável por executar os serviços. 

O prédio tem capacidade para 70 internos e serão necessários 40 agentes penitenciários no local. Ainda está em análise a convocação de aprovados do último concurso público, como também possibilidade de abrir um novo concurso. 

A equipe técnica também esteve no 2° Batalhão da Polícia Militar e se reuniu com o comandante, tenente-coronel José Aparecido de Moraes. O assunto foi o reforço da segurança externa nas proximidades da nova Unei. Hoje, a unidade, que fica no bairro Parque São Carlos, está superlotada com 20 adolescentes, sendo que a capacidade é de atender apenas 12. 

PLANO DE FUGA
A ação dos menores ocorreu na quinta-feira (7), quando um princípio de motim foi registrado. O diretor da unidade, Marcelo Tabone, contou que era plano de um grupo de adolescentes provocar um “falso’ motim para facilitar a fuga. No entanto, a situação foi controlada pelos agentes, que contaram com o apoio da Polícia Militar. Os policiais realizaram vistoria e encontraram uma ferramenta usada como arma, na ala onde houve o princípio do motim.

ESCAPARAM

Oito adolescentes conseguiram escapar da Unei de Três Lagoas pulando um muro, nos últimos sete meses. Uma das fugas ocorreu em 9 de janeiro deste ano e ganhou repercussão porque os menores agrediram os agentes penitenciários que estavam de plantão. 

Na ocasião, seis internos conseguiram fugir. Segundo os agentes, eles arrebentaram a cerca elétrica e pularam o muro. A fuga, conforme a administração, ocorreu no momento em que era realizado um culto religioso, por volta das 15h. 

Diante da ação dos menores, os agentes realizaram um protesto pela falta de segurança porque dez dias antes havia ocorrido outra fuga. Em 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, dois adolescentes, de 16 e 17 anos, também escaparam. Todos foram recapturados.