Veículos de Comunicação

Três Lagoas

TJ eleva Comarca de Três Lagoas a Entrância Especial

O MPE através de seu colegiado antecipou-se ao Judiciário elevou de 2ª Entrância para Entrância Especial a sua organização jurisdicional

Volume de processos aumentou na Comarca com o crescimento da cidade - Arquivo/JP
Volume de processos aumentou na Comarca com o crescimento da cidade - Arquivo/JP

A Comarca de Três Lagoas foi elevada à Entrância Especial, segundo informação do presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ/MS) Desembargador João Maria Los. O documento que eleva a Comarca será protocolado na Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira, dia 24, para que os deputados possam referendar a decisão do Tribunal de Justiça.

A elevação da Comarca de Três Lagoas à Entrância Especial é uma reinvindicação que nasceu dentro do próprio Judiciário e entre os advogados de Três Lagoas. A medida é considerada indispensável para incrementar a administração da justiça, pois permitirá a criação de mais varas e designação de mais juízes, considerando o elevado volume de processos que atualmente tramitam na circunscrição. O Ministério Público Estadual através de seu colegiado antecipou-se ao Judiciário e, há meses, elevou de 2ª Entrância para Entrância Especial a sua organização jurisdicional.

 Em 2013, o deputado estadual Eduardo Rocha, a senadora Simone Tebet, promotores, juízes e representantes da OAB, estiveram em Campo Grande, solicitando a elevação da Comarca para Entrância Especial. No dia 1º de junho deste ano, o deputado Eduardo Rocha e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi, estiveram reunidos com o presidente do TJ/MS para reforçar a solicitação. Na ocasião, o desembargador João Maria Los, determinou que fosse feito um estudo para a elevação da Comarca de Três Lagoas para Entrância Especial. No final do mesmo mês, durante reunião com diversas autoridades locais, o desembargador confirmou o, propósito de elevar no segundo semestre deste ano a Comarca para Entrância Especial.