Veículos de Comunicação

Justiça

TJMS é considerado o segundo melhor do Brasil em atendimento

Órgão máximo da justiça estadual ficou em primeiro lugar entre os tribunais de pequeno porte

Órgão máximo da justiça estadual ficou em primeiro lugar entre os tribunais de pequeno porte - Foto: Divulgação/TJMS
Órgão máximo da justiça estadual ficou em primeiro lugar entre os tribunais de pequeno porte - Foto: Divulgação/TJMS

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) foi destaque no ranking do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2023, ficando em segundo lugar no país em atendimento à demanda judicial. O TJMS também foi o primeiro colocado entre os tribunais de pequeno porte.

O Índice de Atendimento à Demanda (IAD) do TJMS foi de 116,3%, ficando atrás apenas do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), que teve IAD de 121,1%. O IAD é um indicador que verifica se o tribunal foi capaz de baixar processos pelo menos em número equivalente ao quantitativo de casos novos.

No relatório Justiça em Números de 2023, o TJMS também obteve um IPC-Jus (Índice de Produtividade Comparada da Justiça) de 82%, o que demonstra desempenho e eficácia no julgamento de processos e na prestação de serviços jurisdicionais.

O TJMS registrou um total de 11.979 novos casos por cem mil habitantes, evidenciando a expressiva demanda enfrentada pelo tribunal.

No índice de produtividade dos servidores da área judiciária, o tribunal sul-mato-grossense ocupa o sexto lugar no ranking nacional.

*Com informações da Secretaria de Comunicação do TJMS