Funcionários da Fibria, da Eldorado Brasil e da International Paper recusaram a proposta de reajuste salarial oferecida pelas suas empresas. Os trabalhadores das duas primeiras já tinham rejeitado o percentual. E, na manhã de ontem, foi à vez de ser anunciado o resultado da decisão dos funcionários da IP que, igualmente aos funcionários das duas primeiras, rejeitaram a proposta salarial oferecida pela empresa.
O processo de votação, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose de Três Lagoas, para os trabalhadores da International Paper , teve início na última terça-feira e foi concluído ontem, quando no período da manhã foi divulgado resultado. De acordo com o sindicato, 70% dos trabalhadores rejeitaram a proposta de 7% oferecida pela empresa, o que representa ganho real de 0.67%.
De acordo com o sindicato, 137 pessoas votaram contra e 54 a favor do reajuste. Após a decisão da maioria dos trabalhadores, o sindicato comunicou o resultado à empresa que terá cinco dias para se manifestar. Caso isso não aconteça, o presidente do sindicato, Almir Morgão, informou que vai adotar procedimento adequado junto ao Ministério do Trabalho, solicitando intermediação na negociação. Esse procedimento também será válido para a Eldorado e Fibria. Ele não descarta, inclusive, a possibilidade da realização de uma greve por parte dos trabalhadores das três empresas, caso não haja avanços nas negociações quanto ao percentual reivindicado pelo sindicato.