Os trabalhadores da International Paper iniciaram a votação para deliberar sobre a aceitação ou não de índice de reajuste salarial proposto pela empresa. O processo começou nesta terça-feira e será concluído na sexta-feira, quando sairá o resultado da votação indicando, se os funcionários da IP concordam ou não com reajuste.
O processo de votação ocorre em frente à fábrica e é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose de Três Lagoas, que pediu reajuste de 8.33% para os funcionários da empresa, representando um ganho real de 2%. A IP, no entanto, apresentou uma proposta de reajuste de 7%, que garante aumento real de 0,63%.
O mesmo processo de votação já foi realizado com os trabalhadores da Fibria e da Eldorado Brasil, ambos rejeitaram a proposta das empresas. De acordo com o vice-presidente da empresa, Cícero Cavalcante, após a conclusão desse processo com os funcionários da Eldorado, o sindicato vai encaminhar o resultado para o Ministério Público Trabalho, procedimento normal adotado pelos sindicatos após as negociações salariais. “Caso não apresente uma evolução, vamos remeter à Justiça do Trabalho”, adiantou o vice-presidente do sindicato, Cícero Cavalcante.