Veículos de Comunicação

Esportes

Trânsito de Três Lagoas terá sistema “onda verde”

Será implantado um conjunto semafórico

 - Divulgação
- Divulgação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran), com o resultado de Licitação (Processo nº 6977/2014, Tomada de Preços nº 050/2014), publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (17), contratou a empresa JSM Engenharia e Sinalização, de Dracena (SP), para execução de obras na implantação de um conjunto semafórico e readequação em cinco semáforos já instalados, no valor de R$ 64.032,47.

O novo semáforo será instalado no cruzamento da Avenida Capitão Olyntho Mancini com a Rua Duque de Caxias, onde recentemente foram executadas obras de adequação no trânsito, incluindo sinalização vertical e horizontal e pintura de faixas de pedestres.

“Essas obras foram executadas, já prevendo a instalação do semáforo, que dará maior segurança aos condutores de veículos e pedestres, nesse cruzamento da Avenida Capitão Olyntho Mancini”, observou o secretário de Trânsito de Três Lagoas, Milton Gomes Silveira.

ONDA VERDE

Como consta no referido processo, o contrato prevê a readequação de cinco outros sistemas semafóricos, em funcionamento nos cruzamentos da Avenida Capitão Olyntho Mancini com a Rua Elviro Mario Mancini, Avenida Eloy Chaves, Avenida Antônio Trajano, Rua João Carrato e Rua Oscar Guimarães.

“A readequação se faz necessária para sincronização de abertura em sequência do sinal verde do novo e desses semáforos”, informou Milton Silveira.

Essa sincronização é denominada “Onda Verde” pela engenharia de tráfego e tem a finalidade de “agilizar o trânsito, evitando congestionamentos, causados pelos semáforos desregulados e não sincronizados”, explicou o secretário de Trânsito.

Com esse processo em funcionamento, o motorista sai de um cruzamento em uma avenida, e na medida em que se aproxima do cruzamento seguinte, o semáforo abre. O sistema se repete nos demais cruzamentos, permitindo que os veículos façam grande parte do trecho com “onda verde” sem ter que parar.

 

ORDEM DE SERVIÇO

A execução dessas obras deverá começar a partir da assinatura da ordem de serviço, prevista para o final de dezembro ou primeira semana de janeiro próximo, como informou o secretário de Trânsito.

“Acredito que o sistema, incluindo a instalação do novo semáforo, deverá estar pronto em fevereiro, já que exige uma série de procedimentos técnicos e testes de sincronização de abertura do sinal verde”, comentou Milton Silveira.

“E importante que não surjam falhas de sincronismo na sequência dos semáforos desses cruzamentos, porque somente a programação bem aplicada de abertura do sinal verde é que dará resultados positivos na melhoria da fluidez do trânsito”, ressaltou o secretário.

“No entanto, sem a educação, o respeito à sinalização, a prudência e atenção dos motoristas, pouco adiantarão os investimentos para as melhorias que implantamos no trânsito de nossa Cidade”, completou Milton Silveira.