Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Trem começa a passar por fora da cidade na próxima semana

Governador estará presente na inauguração no dia 17 de dezembro

 - Elias Dias
- Elias Dias

Os transtornos provocados pelas constantes manobras dos trens no perímetro urbano de Três Lagoas estão prestes a acabar. É que no final da próxima semana, mais precisamente sábado, dia 29 de novembro, está previsto que os trens comecem a passar pelo contorno ferroviário, cuja obra já está em fase final de conclusão.

A inauguração da obra do contorno ferroviário está prevista para acontecer no dia 17 de dezembro, com a presença do governador André Puccinelli (PMDB). O contorno é considerado a obra emblemática do governo do Estado em Três Lagoas. Puccinelli sempre comentou que, antes de encerrar o seu mandato iria deixar uma obra emblemática nos principais municípios do Estado.

O contorno ferroviário é uma obra aguardada com muita ansiedade por parte da população, principalmente das pessoas que precisam cruzar de um lado para o outro da cidade passando pela linha férrea. O maior transtorno ocorre quando os trens fazem manobras e interrompem a passagem dos condutores pelas passagens de níveis nos cruzamentos com as principais ruas e avenidas da cidade.

 As obras do contorno ferroviário de Três Lagoas foram iniciadas em 2010, entretanto, por uma série de questões, foram paralisas. A princípio, os serviços foram interrompidos devido à falta dos trilhos e dormentes, que só foram adquiridos no ano passado. Aliado a isso, o Tribunal de Contas da União (TCU) fez algumas recomendações e orientações para a Agência Estadual de Empreendimentos (Agesul) e para o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), o que contribuiu ainda mais para o atraso da obra.

Devido ao tempo em que essa obra estava parada, em março desse ano, o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma ação civil pública, com pedido de liminar contra o Dnit e Agesul, solicitando que os órgãos retomassem imediatamente a construção do contorno ferroviário de Três Lagoas.  Em julho deste ano, o governador esteve em Três Lagoas e autorizou o reinício da obra, e determinou ao responsável pela empresa CMT- Engenharia que concluísse os serviços ainda este ano, antes dele encerrar o seu mandato.

De acordo com o engenheiro da Agesul, Dirceu Deguti a obra está praticamente pronta, só restando alguns serviços para ser concluída. “A empresa está trabalhando no pátio de manobras e alinhando o trilho na linha principal. Se não ocorrer nenhum imprevisto, estamos programando para que o trem comece a passar pelo contorno no dia 29”, destacou o engenheiro.