Três professores se inscreveram para concorrer ao cargo de diretor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. A consulta para a escolha da lista tríplice que servirá de base para a reitora da UFMS escolher o novo diretor do campus de Três Lagoas, será dia 30 de junho.
Disputam o cargo de diretor do campus de Três Lagoas os professores: de biologia, Paulo Ferraz Filho, de geografia, Frederico Gradella e de matemática, Osmar Jesus de Macedo. De acordo com o estatuto das universidades federais, nem sempre o candidato mais votado será nomeado diretor, já que a escolha é de estrita competência da reitora da UFMS. No entanto, no caso da UFMS, segundo o atual diretor do campus, José Antônio Menoni, a reitora adotou como praxe escolher o candidato mais votado.
Caso seja escolhido diretor do campus local da UFMS, o professor de biologia Paulo Ferraz Filho, disse que pretende lutar para que alguns cursos sejam transformados em faculdade para que sejam deliberativos e tenham mais autonomia. Um dos cursos que pretende reivindicar para Três Lagoas é o de economia. Ele tem como meta também lutar para modificar o estatuto e regimento da universidade, porque os considera prejudiciais à democracia da universidade, entre outras propostas. Paulo, que atua no campus local da UFMS há 27 anos, entende também que o correto é que o professor mais votado seja nomeado diretor.
O professor de geografia, Frederico Gradella, disse que sua candidatura ocorreu após conversas com vários colegas, as quais culminaram com a elaboração de um plano de gestão para os próximos anos, caso seja escolhido como diretor do campus local. Frederico tem entre suas metas, criar um núcleo de apoio a projetos, que subsidiará docentes e técnicos através de assessoria na construção de propostas, planejamento e execução de projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão. Pretende ampliar a assistência estudantil, com moradia e reabertura do restaurante universitário, além de retomar a discussão sobre a nova universidade, entre outras propostas.
Professor de matemática, Osmar Jesus de Macedo, atua há 16 anos no campus local da UFMS, disse que pela experiência e o seu trabalho desenvolvido na universidade, sente-se credenciado para concorrer ao cargo de diretor. Osmar informou que tem um trabalho desenvolvido na implantação de alguns cursos, como de engenharia da produção e sistema de informação. Antes de entrar na UFMS, Osmar trabalhou na Rede Estadual de Ensino, quando deu aula nas escolas Jomap e Afonso Perna, assim como no colégio Objetivo. Entre as metas do professor, caso indicado ao cargo de diretor, está a de realizar um trabalho democrático e transparente, além de elaborar as pautas de reinvindicações em parceria com a comunidade acadêmica, entre outras propostas.