O desenvolvimento de Três Lagoas é marcado por três grandes ciclos, segundo o historiador Rodrigo Fernandes. O primeiro ocorreu com a chegada da ferrovia, entre o período de 1910 a 1912. Entre 1915 e 1931, a implantação do transporte ferroviário possibilitou a ligação entre o Estado, na época Mato Grosso, com o Estado de São Paulo. Além de impulsionar o transporte de gado pela ferrovia e favorecer a economia do município até então baseada na pecuária, provocou o aumento considerável no fluxo de migrantes, provocando o adensamento populacional de Três Lagoas.
A segunda etapa se deu a partir de 1961 com a construção da hidrelétrica de Jupiá, concluída em 1974. No período das obras, a cidade recebeu centenas de trabalhadores, que se fixaram em uma vila próxima às obras, que posteriormente se transformou no bairro Vila Piloto.
O terceiro grande ciclo do desenvolvimento de Três Lagoas ocorre a partir de 2009 com a instalação das fábricas de celulose. O processo de industrialização da cidade, no entanto, começou bem antes com a instalação de outras empresas no Distrito Industrial. Ainda na década de 70 foi inaugurado um obelisco bem na entrada para a Vila Piloto. O monumento foi construído já prevendo que Três Lagoas seria industrializada.