Veículos de Comunicação

10

Três Lagoas ainda tem 8,5 mil doses da vacina contra gripe no estoque

Doses foram liberadas para população que deseja imunizar-se contra a doença e campanha segue até durar o estoque da vacina

Em Três Lagoas, foram vacinadas 15,4 mil pessoas durante a campanha - Arquivo
Em Três Lagoas, foram vacinadas 15,4 mil pessoas durante a campanha - Arquivo

O Setor de Imunização de Três Lagoas abriu a vacinação contra a gripe para pessoas de todas as faixas etárias. A abertura aconteceu depois de dois meses de realização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que preconiza a imunização de grupos prioritários.

Para vacinar-se, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e receber a dose, que visa a imunização contra três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. A Secretaria Municipal de Saúde informa, porém, que estão disponíveis cerca de 8,5 mil doses da vacina.

A campanha, que foi iniciada em maio e durou até o começo deste mês, somente para o grupo prioritário (crianças, gestantes, puérperas, idosos e trabalhadores da Saúde), conseguiu vacinar 70,20% do público alvo. O número é abaixo do que prevê o Ministério da Saúde, 80% no mínimo, o que representa 22.030 pessoas. No entanto, foram imunizadas 15.464 pessoas pertencentes ao grupo prioritário.

O único grupo que atingiu a meta foi dos trabalhadores da saúde, com 82,14% de cobertura. Dos 2.363 profissionais previstos, 1.941 foram vacinados. O grupo com menor adesão à campanha foi o das gestantes, com 52,49% de cobertura. Das 1.463 grávidas de Três Lagoas, somente 768 compareceram as unidades de saúde.

De acordo com o Setor Municipal de Imunização, todos podem tomar a vacina, não há objeção. Os interessados devem procurar as unidades de saúde mais próxima de sua residência. Apenas a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Santo André não tem as doses disponíveis. As vacinas vão ficar disponibilizadas até que dure o estoque. No Centro de Especialidades Médicas (CEM), as doses já acabaram.

Mais de 2,5 crianças que deveriam tomar a vacina não receberam a imunização. O setor explicou que os pais não levaram as crianças para se vacinar e, agora que começa o frio, elas estão desprotegidas. 

Embora a campanha tenha sido encerrada oficialmente, os pacientes pertencentes aos grupos prioritários ainda podem receber a vacina, nas unidades.