O mês de março é marcada por manifestações, por eventos, e comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher- 8 de março. Em que pese tantas conquistas, e avanços no decorrer dos anos, infelizmente a violência contra a mulher ainda registra índices alarmantes.
Somente em janeiro e fevereiro deste ano, a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), de Três Lagoas, atendeu 274 boletins de ocorrência. Por dia, em média, quatro boletins de ocorrência são registrados na cidade. Em 2021, 1.318 ocorrências de violência doméstica foram registradas na delegacia. O número, no entanto, pode ser maior, já que em muitas situações, as mulheres não acionam a polícia.
Segundo Letícia Mobis, neste início do ano, Três Lagoas vem apresentando um crescimento no número de ocorrências contra as mulheres. “Não sei o que está acontecendo, os casos vinham reduzindo, agora estão aumento novamente”, disse a delegada, ressaltando que, somente neste início do ano, 26 prisões em flagrantes foram realizadas. Entretanto, segundo a delegada, infelizmente, após muitos agressores passarem por audiência de custódia são liberados.
Para delegada, essa questão da violência contra mulher deverá ser resolvida com educação e, investimentos em políticas públicas.