A administração municipal deve adquirir nos próximos meses mais três aparelhos de ultrassonografia que serão distribuídos às unidades de saúde de Três Lagoas. O anúncio foi feito pela secretária municipal de Saúde, Elaine Fúrio, durante solenidade de lançamento do programa Bem Nascer, do Governo do Estado, na sexta-feira (1), na Clínica da Mulher.
De acordo com Fúrio, o município já possui um aparelho de ultrassom na unidade de saúde do Santa Luzia, além de outros dois na Clínica da Mulher. "Os outros três serão adquiridos pelo próprio município e repassados aos postinhos. Porque é na unidade de saúde que funciona a atenção básica de saúde, é lá onde a mulher busca pelo primeiro atendimento", destaca.
O programa Bem Nascer tem a finalidade de reduzir os índices de mortes de mães e bebês durante o parto.
Conforme a secretária, em 2021, houveram 1.887 nascidos vivos em Três Lagoas, porém, as taxas de mortalidade infantil e materna são as que mais preocupam. “Nosso Estado ainda tem um caminho a trilhar para a melhoria desses indicadores, razão esta que foi criado o Projeto Bem Nascer, buscando avançar na qualificação de toda assistência materno infantil”.
O programa também atuará na estruturação dos serviços de saúde e qualificação dos profissionais.
Acompanhe: