Três Lagoas ficou em 9º lugar no eixo de Meio Ambiente entre os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes do País mapeados pelo Ranking Connected Smart Cities 2022. O levantamento foi divulgado na semana passada.
Entre os 680 municípios, Três Lagoas se destacou também no quesito educação, ficando em 33ª lugar entre as cidades com melhores indicadores neste eixo. Na saúde, Três Lagoas ficou em 41ª lugar e no eixo governança, na 50º posição.
O Ranking Connected Smart Cities analisou 75 indicadores. Para definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil, o ranking é composto por diversos eixos temáticos. São eles: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo, Governança e Energia.
O levantamento tem como objetivo destacar quais cidades brasileiras possuem iniciativas importantes para o desenvolvimento sustentável com inovação.
No quesito Meio Ambiente, Três Lagoas recebeu a nota 5,440. Para este setor, o estudo prioriza indicadores de infraestrutura e acesso a serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e recuperação de resíduos sólidos para a classificação.
De acordo com o levantamento, Três Lagoas tem 98% dos domicílios atendidos com coleta de esgoto e 98,4% com cobertura de serviço de coleta de resíduos. O estudo mostra também que a cidade tem 99% dos domicílios atendidos com água encanada. O índice de tratamento sobre o esgoto coletado chega a 62,1%.
No eixo Educação, a nota foi de 5,291. Três Lagoas tem uma despesa per capta paga, por habitante, nesta área, no valor de R$ 1.202,47. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos anos finais, a nota foi de 4,8. Além disso, o percentual de docentes do ensino médio com formação superior chega a 99,3%. O município se destaca também pela nota média dos alunos das escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi de 348,4, segundo o INEP. O município se destacou ainda por dispor de matrícula digital, entre outros indicadores avaliados.
Em relação a Saúde, entre os indicadores avaliados estão: leitos e médicos por habitantes, despesas com saúde, índice de mortalidade infantil e cobertura da equipe de saúde da família, além do índice de atendimento urbano com coleta de esgoto.
No índice Governança, Três Lagoas teve nota 7,020. O município se destacou com as despesas no urbanismo, na educação, no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, e no índice sobre a lei de uso de ocupação do solo, entre outros indicadores.
A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados.
Duas cidades da região Sul, uma do Centro-Oeste e outra do Nordeste também são destaques. Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está Vitória (ES). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Curitiba é a líder.