Três Lagoas é a terceira no ranking estadual entre as cidades com maior número de casos de suicídios. Mato Grosso do Sul é o terceiro do país.
Em 2017, a macroregião Três Lagoas registrou 157 tentativas de suicídio. Desse total, 116 tentativas e 10 consumados em Três Lagoas. De janeiro até agosto deste ano, foram 91 ocorrências de tentativas de suicídio e sete casos foram consumados.
Seguindo o psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, de Três Lagoas, Igor Queiroz Paes, pelo número elevado de casos de suicídio, o Ministério da Saúde selecionou recentemente Três Lagoas, Paranaíba, Dourados e Campo Grande, como cidades de referência em Mato Grosso do Sul para aplicação de recursos especiais, a serem destinados em capacitação de pessoal, material educativo e ações específicas de mobilização nacional contra o avanço de casos de suicídio.
A preocupação da Rede Pública Municipal de Saúde volta à tona, principalmente, neste mês de setembro, quando, em todo o Brasil, se mobilizam campanhas de prevenção ao suicídio, o denominado “Setembro Amarelo”, mês de valorização da vida.
Em Três Lagoas, atendendo às solicitações de escolas e empresas, a equipe do CAPS II vem se mobilizando com palestras e distribuição de material educativo de prevenção ao suicídio.