Veículos de Comunicação

Covid-19

Três Lagoas enfrenta o pior momento da pandemia e não tem leitos de UTI disponíveis

Presidente do Comitê diz que cidade chegou no pico da doença com cinco mortes registradas neste final de semana

Atualmente, existem 20 leitos de UTI do SUS habilitados, e todos estão ocupados - Arquivo/JPNews
Atualmente, existem 20 leitos de UTI do SUS habilitados, e todos estão ocupados - Arquivo/JPNews

Três Lagoas chegou no pico da pandemia da Covid-19 e enfrenta o pior momento da doença. E para agravar a situação, o município não tem leitos de UTI disponíveis no SUS e nem particular. A informação é da presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, Maria Angelina Zuque, que concedeu entrevista ao Jornal RCN Notícias da TVC canal 13.1 e Cultura FM 106.5.

Segundo Angelina Zuque, a situação é crítica e preocupante. Só neste final de semana, cinco pessoas morreram vítimas da Covid- 19, em Três Lagoas.

Angelina destacou que, infelizmente, nem mesmo tendo convênio e dinheiro, resolve a situação, pois falta leitos de UTI particular.  “A doença no município está em uma velocidade muito grande. As pessoas estão adoecendo ao mesmo tempo. Isso se chama colapso da saúde”, frisou.

Segundo Angelina, atualmente, existem 20 leitos de UTI do SUS habilitados, e todos estão ocupados. O mesmo ocorre com os particulares, onde um paciente, inclusive, aguarda a desocupação para ser internado.

A presidente do Comitê informou que mais dez leitos serão habilitados nos próximos dias. Segundo ela, mesmo assim, “é ilusão achar que aumentar leitos resolverá o problema”. O que precisa, conforme Angelina, é que menos pessoas fiquem doentes ao mesmo tempo.

Outra questão destacada por Angelina, é que faltam profissionais de saúde para atendimento. Mesmo aumentando o número de leitos, ela ressalta que não tem profissionais o suficiente para atender nas UTIs.

Veja entrevista na integra