Um novo mercado vem ganhando espaço e adeptos em Três Lagoas: a moda do fitness. O estilo de vida tem se tornado tendência no mundo todo. Com o objetivo de incorporar alimentos saudáveis, associados à prática de atividade física, muitas pessoas têm aderido à prática de exercício e comidas naturais. É o caso do estudante de direito, Mateus Pinheiro, de 21 anos, que visa à qualidade de vida. “O corpo é consequência da disciplina alimentar e física que venho tendo.”
A alimentação saudável já não é mais preocupação apenas de quem possui algum tipo de doença crônica, como diabetes e hipertensão ou quem está acima do peso. Pessoas saudáveis que queiram mudar hábitos alimentares representam uma nova classe de consumidores de produtos light, diet e naturais. Para atendê-los, um mercado segmentado surgiu recentemente em Três Lagoas.
Segundo a nutricionista, Larissa Laranja, os adeptos ao estilo fitness estão crescendo consideravelmente. Por essa razão, Larissa apostou em um novo empreendedorismo: a marmita fitness. A nutricionista elabora o cardápio da semana das refeições almoço e jantar com base no interesse do seu paciente. “A dieta balanceada geralmente consegue atender tanto o obeso como o patológico. O cardápio ganha mais fonte proteica quando o paciente quer ganho de massa muscular”, explica. Larissa ainda entrega a marmita no local de trabalho ou residência desse paciente. Para Mateus, a comodidade é requisito básico. O estudante mora sozinho e, antes, fazia sua refeição em restaurantes.
Uma loja especializada em produtos light e diet em Três Lagoas oferece produtos para todos os tipos de dietas. Conforme Jaqueline Alves, vendedora, alimentos sem glúten, sem lactose e zero açúcar são os mais vendidos, mas os que substituem alimentos convencionais e calóricos vêm caindo no gosto do três-lagoense. Os alimentos integrais, rejeitados por muitos devido ao tempo de preparo e sabor, também estão ganhando espaço na mesa, segundo Jaqueline.
A loja existe há quatro meses e surgiu após perceber que em Três Lagoas há a segmentação do mercado fitness. “Há cinco anos aproximadamente, só o idoso ou quem tinha alguma doença se preocupava com a alimentação. Hoje o três-lagoense está mudando alguns hábitos alimentares e de comportamento também”, afirma a vendedora.