Na primeira atualização do ano do mapa do prosseguir, o Governo do Estado apontou uma melhora na classificação de 36 municípios do estado de mato grosso do sul, porém, com 34 cidades na bandeira vermelha e nenhuma nas bandeiras de menor risco, como a amarela e a verde, a situação da pandemia no estado continua alarmante.
Na divulgação desta quarta-feira (13), 37 cidades permaneceram com o mesmo resultado, enquanto que seis regrediram.
A divulgação de hoje atualiza o grau de risco dos 79 municípios – referentes à 1ª semana epidemiológica de 2021 do programa de saúde e segurança da economia (prosseguir) – e nesta quinta-feira (14) o Governo do Estado encaminhará aos municípios as novas recomendações dos dados aferidos de 03 a 09 de janeiro, que devem ser observadas para o período de 10 a 23 de janeiro pelos prefeitos.
Além dos relatórios com as recomendações, o governo estadual notificou os municípios para que comprovem o cumprimento das medidas ou justifiquem o descumprimento, sob pena de comunicação ao ministério público e demais autoridades, de acordo com o decreto estadual nº 15.559/2020.
O novo mapa situacional das quatro macrorregiões de saúde (corumbá, campo grande, três lagoas e dourados) apresenta duas cidades com bandeira cinza: Dois Irmãos do Buriti e Japorã, na considerada faixa de risco extremo.
Na bandeira vermelha, 34 cidades: Alcinópolis, Anaurilândia, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquirai, Juti, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Paraiso das Águas, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora e Três Lagoas. Os demais municípios pontuam o grau médio, ou seja, bandeira laranja e nenhuma localidade estão hoje nas consideradas bandeiras mais leves: a amarela e a verde.