Três Lagoas foi um dos cinco municípios no Brasil, que registrou temperatura elevada na de 38,2ºC na última quinta-feira, conforme informação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com meteorologista Natálio Abrahão, oíndice térmico, mais conhecido como sensação térmica, foi de 46ºC neste mesmo dia. “Ainda estamos há duas semanas para iniciar oficialmente o verão no Brasil no próximo dia 21. Mas, o calor desta semana aponta que teremos índices térmicos de 53ºC a 54ºC em Três Lagoas, como também nas cidades vizinhas de Água Clara e Bataguassu”, explica. Para chegar a essa sensação térmica é preciso que os termômetros marquem 40ºC às 15h e sem nenhum vento, fato que é possível ocorrer no município.
O meteorologistainforma,que esta condição climática ocorreu porque a média anual dos ventos na cidade é de 5 a 15 km, situação comum nas primeiras horas do diaainda na primavera. Mas, o decorrer dos dias em plena estação do verão, tudo indica que os ventos ficarão mais calmos, o que implicará nos índices térmicos mais elevados.Das cinco cidades mais quentes, duas ainda estão em Mato Grosso do Sul. Porto Murtinho se apresenta como a cidade mais quente do Brasil, com 39ºC, e Aquidauana, com 37,8ºC. Os outros dois municípios são do Estado do Rio de Janeiro.
Ainda de acordo com Abrahão, não há possibilidade de frio ou queda acentuada de temperatura até as primeiras semanas de março. “Nas regiões norte, oeste e central, o calor será muito intenso. Somente as regiões sul e sudoeste do Estado é que devem ter temperaturas mais amenas”, aponta.
O calor deve continuar no decorrer do final de semana, com pancadas de chuva durante as tardes e noites de hoje e amanhã. A máxima deve chegar aos 32ºC hoje e 34ºC no domingo, com mínimas de 22º e 23ºC, respectivamente, e ventos entre 5 a 7 Km/h.
CUIDADOS
Com termômetros marcando altas temperaturas, é preciso que o três-lagoense tome obrigatoriamente alguns cuidados com a saúde. A médica oftalmologista, Cinthia Santoro Storti Perez, explica que o calor intenso aliado aos altos índices de raios UV é prejudicial principalmente aos olhos. Ela explica que além de ter que se manter continuamente hidratado, e sempre estar com o filtro solar devidamente aplicado rigorosamente, a visão é o que mais sofre com a radiação e o calor.
“É muito importante escolher um óculos que tenha filtro de proteção UV nas lentes; óculos não podem ser apenas adquiridos como acessórios estéticos, tem que ter utilidade para a proteção da saúde ocular. É preciso adquirir esses produtos em estabelecimentos que ofereçam essa qualidade”, explica a médica. Com relação à hidratação, Cinthia aponta que água sempre será a melhor maneira de manter-se saudável. “Também pode ser ingerido sucos, água de cocô e até mesmo o tereré como alternativa para se refrescar. Porém, é preciso tomar cuidado com as ervas. O recomendável é escolher as marcas que tenham o mínimo possível de quantidade de cafeína. Refrigerantes não servem como fonte de hidratação”, aponta. Além disso, é recomendável lavar os olhos esporadicamente com soro fisiológico para hidratação.
EXPOSIÇÃO AO SOL
Ainda de acordo com a médica, outra medida de prevenção para a saúde, é evitar o máximo a exposição ao sol. Ela aponta que mesmo sob a proteção de filtros solares, o mormaço pode causar queimaduras e machas na pele. “A regra ainda é a mesma: tomar sol entre 7h e 10h e após 16h, ainda assim sob a proteção de filtros”, finaliza.