Pela primeira vez, Três Lagoas fará parte do roteiro do Rally dos Sertões, na edição 2015, sendo a única cidade de Mato Grosso do Sul a receber uma etapa do evento nacional, a principal da modalidade. A competição acontece de 1 a 8 de agosto, e a caravana do rali passa pela cidade no dia 6, na quinta etapa do torneio.
Os competidores chegam à cidade um dia antes, no dia cinco. Serão, ao todo, percorridos 587 quilômetros, no munícipio, sendo 142 de deslocamento inicial, 290 de trechos cronometrados (especiais) e 154 de deslocamento final. Em Três Lagoas, a etapa será maratona, ou seja, os participantes não poderão receber ajuda mecânica da equipe.
O público três-lagoense poderá visitar o acampamento dos competidores e direção da prova, e prestigiar as máquinas do rali, pois será montada na cidade uma estrutura para receber os participantes. O ponto onde será instalado o acampamento ainda não foi definido.
A competição 2015 conta com um roteiro inédito e diferente: pela primeira vez, seguirá para o Sul do país. De acordo com a organização, Três Lagoas foi selecionada porque, além de estar em um ponto pertinente à rota traçada, a cidade possui estrutura para abrigar a caravana, composta por 1.200 pessoas.
O percurso por onde os motoristas iriam passar na cidade, não pode ser revelado antes da prova, para evitar que os competidores possam se beneficiar de alguma forma com essa informação. As equipes recebem a planilha com os dados só na véspera da etapa, explicou a organização.
RALLY
Considerada a da maior prova off-road do Brasil, a 23ª edição do Rally dos Sertões, será disputado entre Goiânia (GO) e Foz do Iguaçu (PR), e terá 2.917 quilômetros de percurso total, incluindo os 60 km do Prólogo, que define a ordem de largada da primeira etapa, e 1.487 km de trechos cronometrados (especiais).
Com início em Goiânia (GO), no dia primeiro de agosto, a prova sai da cidade e percorrerá pelas cidades goianas de Rio Verde, Itumbiara e São Simão. Na sequência os competidores passaram por Três Lagoas, depois seguem para o estado de São Paulo, em Euclides da Cunha, com destino a Umuarama e, por fim Foz do Iguaçu, chegando no dia 08.
Em 2014, o Rally dos Sertões teve os seguintes campeões: Motos: Marc Coma (Espanha), Quadriciclos: Robert Nahas (Brasil), Carros: Guiga Spinelli e Youssef Haddad (Brasil), UTVs: Vinícius Mota e Rafael Shimuk (Brasil) e Caminhões: Edu Piano, Solon Mendes e Antonio Sales (Brasil). As inscrições para a competição vão até o dia 1º de julho, até o momento mais de 100 participantes efetuaram as inscrições, mais informações no www.sertoes.com/.