Em apenas um ano, Três Lagoas ganhou, em média, seis veículos por dia e de todos os tipos nas ruas. Não é difícil perceber que a quantidade de carros, motos, caminhões, por exemplo, está bem maior. A frota atual é de 92.638 veículos e teve um aumento de 2.284 mil entre janeiro e dezembro de 2021 no comparativo ao ano anterior. O levantamento é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) e representa um crescimento de 2,5%.
O número ainda pode ser maior ao levar em conta a frota flutuante que está aliada à quantidade de pessoas que chegam ao município atraída por emprego.
Com mais veículos no trânsito, problemas são gerados na estrutura viária, que passa constantemente por adequações, sem falar que o crescimento de acidentes acompanha o da frota.
TIPOS DE VEÍCULOS
De acordo com as estatísticas do Detran-MS, os carros de passeio são a grande maioria, com 41.360 mil veículos registrados até dezembro do ano passado. Em segundo lugar estão as motos e motonetas, com 29.458 emplacamentos. Já 10.539 caminhonetes foram para as ruas no período. O restante da frota se divide entre caminhões (2.302), reboque (3.047) semi-reboque (2.529) e ônibus (429). Há ainda quatro motorhomes (casa sobre rodas) e 990 tratores.
MOBILIDADE
A frota de Três Lagoas representa 6,6% em relação a todo o Estado, que atualmente possui 1,7 milhão de veículos. O difícil é encarar o trânsito no dia a dia. Os motoristas enfrentam principalmente dificuldades para estacionar na cidade. “Não é fácil encontrar estacionamento pelas ruas e até mesmo na área central. Temos poucos espaços para estacionamento e dependendo da hora, a gente nem encontra”, pontuou o motorista Cláudio Alves.
INVESTIMENTOS
O Departamento Municipal de Trânsito informou que tem investido em sinalização e melhorias na mobilidade urbana, como vias públicas que deixaram de ter mão dupla e passaram para sentido único. Além de alguns espaços que já foram adequados para estacionamentos na área central.
O departamento ressalta ainda que tem adaptado avenidas, com ciclofaixa e ciclovia, com intuito de manter a segurança dos ciclistas. Também instalado semáforos e placas de sinalização em diversos pontos, como por exemplo, no cruzamento das avenidas Ranulpho Marques Leal e Rosário Congro. Ao todo, a administração municipal destacou que pretende investir seis mil placas de identificação e sinalização das ruas neste ano.