O secretário estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, esteve, ontem, em Três Lagoas, para participar do 1º Ciclo de Seminários Regionais do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura (PROSIMC), promovido pelo governo do Estado e realizado no centro Cultural “Professora Irena Marques Alexandria”. O evento contou com a participação de representantes dos setores culturais de Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria.
O 1º Ciclo de Seminários começou no dia 23 de junho e se estende até o dia 13 de julho. Segundo Athayde, a intenção deste ciclo de seminários é colaborar com os municípios na elaboração do Sistema Municipal de Cultura. E, posteriormente, propiciar a reunião de subsídios para a elaboração do Plano Estadual e Federal de Cultura para impulsionar e estruturar política pública para a cultura em Mato Grosso do Sul.
“A nossa intenção é dotar os municípios de arranjos jurídicos que construam um sistema de gestão e um fundo cultural. Com isso, os municípios podem ingressar na busca de recursos, principalmente, os federais previstos e operados pelo Ministério da Cultura. Tendo projetos para festas regionais e eventos culturais, podemos elaborar projetos que poderão ser aprovados e liberados com recursos financeiros de Fundos Municipais de Cultura”, comentou.
Segundo a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Vickie Vituri, os municípios que não tiverem implantados os sistemas municipais de cultura não receberão recursos do governo federal. Vickie disse, que Três Lagoas está em uma fase mais adiantada, uma vez que já elaborou o Plano Municipal de Cultura, constituiu o Conselho Municipal de Cultura, faltando somente estruturar o Sistema Municipal de Cultura.