Em cerimônia realizada ontem, no 2º Batalhão da Polícia Militar de Três Lagoas, foi inaugurada a Central de Operações e Monitoramento por Câmeras no 2º Batalhão da Polícia Militar.
O sistema instalado através de convênio celebrado entre a Petrobras e a Prefeitura de Três Lagoas é o maior de Mato Grosso do Sul, até o momento. Os recursos aplicados foram obtidos através do programa de mitigação de impactos provenientes da construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III – (UFN-III).
Ao todo, foram instaladas 35 câmeras em pontos estratégicos da cidade. Além da sala de monitoramento por câmera, o prédio da Central de Operações vai abrigar uma sala de rádio atendimento 190, e outras para despacho de viaturas, descanso, para abrigar o sistema de computadores e arquivos, copa, sanitários e depósito. O valor total do projeto, incluindo aquisição e instalação das câmeras, é de R$ 1.601.113,56.
Participaram da cerimônia de lançamento do novo sistema, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Silvio César Maluf, o comandante- geral da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul,coronel Deusdete de Oliveira; o comandante da PM de Três Lagoas, o tenente-coronel Wilson Sérgio Monari; a prefeita Márcia Moura e o chefe da Polícia Rodoviária Federal, Thales Carriço, entre outros.
Monari explicou que a Central de Monitoramento jamais vai substituir a presença efetiva do policiamento preventivo nas ruas. Para ele, será uma ferramenta auxiliar à ação dos policiais nas ruas. “As câmaras vão somar ao trabalho preventivo da PM, juntamente com a vinda dos novos policiais. No mês de junho tivemos uma queda de mais de 40%, no número de roubos, comparado ao mês de maio. O objetivo é que esse número caia ainda mais com o sistema de monitoramento, principalmente em crimes contra o patrimônio. Sabemos que, apesar da queda nos índice de furtos e roubos, a quantidade ainda é alta no município, porém vamos trabalhar para combater esses números”.
O comandante da PM destacou que o sistema oferece inúmeras tecnologias que vão contribuir para segurança da população. “O raio de alcance das câmaras é muito bom, por exemplo, é possível monitorar toda a área da lagoa, e visualizar placas de carro e o rosto das pessoas em atitude suspeita”. Monari destacou que, com a implantação do sistema, a partir de agora todas as entradas e saídas, além das principais avenidas da cidade passam a ser monitoradas.
ESTADO
Silvio César Maluf, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública,ressaltou que Três Lagoas possui hoje, o maior sistema de monitoramento do estado. “Temos aqui a vanguarda do Estado. Em Campo Grande, atualmente, temos 22 câmeras e mais seis serão instaladas, totalizando 28”. O secretário citou o exemplo do bairro Los Angeles, um dos mais perigosos de Campo Grande, que após a instalação do sistema de monitoramento houve uma queda acentuada no índice de violência.