A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas anunciou que abriu liberação da vacinação da 3ª dose contra Covid-19, a partir desta quinta-feira (18), para o público maior de 50 anos de idade. A decisão é com base no anúncio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde.
De acordo com a prefeitura, todas as pessoas que se enquadrem na faixa etária anunciada e que receberam a 2ª dose – de qualquer uma das marcas há mais de 4 meses, poderão procurar uma unidade de saúde, em Três Lagoas, ou a Central de Vacinação para receber a 3ª dose das vacinas.
O atendimento nas unidades de saúde é de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Já nas ‘Unidades de Saúde Na Hora’ (bairros Santo André, Atenas, Santa Rita, Vila Haro, Paranapungá, Jardim Maristela, Vila Piloto, Interlagos e Vila Nova) é entre às 8h e 18h.
As vacinas também serão aplicadas na Central de Imunização, de segunda a sábado, das 14h às 18h.
Regra pra quem tomou dose única
Para pessoas que receberam a dose única (Janssen) devem aguardar o anúncio de disponibilidade de doses da mesma marca para realizar uma 2ª dose e, posteriormente, realizar a 3ª dose (de reforço).
Importância da 3ª dose
Público com mais de 60 anos de idade, bem como pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde, vêm recebendo a 3ª dose há alguns meses. E, agora, com determinação do Ministério da Saúde, o público em geral também pode receber essa dose de reforço que vem para garantir ainda mais imunidade, pois, com as novas variantes do Coronavírus, se viu necessidade de prolongar ainda mais os efeitos de proteção gerados pela 1ª e 2ª dose (ou dose única).
Segundo especialistas, a 3ª dose tem objetivo de aumentar a duração da proteção contra o SARS-CoV-2, tanto que as pesquisas têm mostrado que uma 3ª dose, sobretudo se for de uma vacina diferente das primeiras doses, prolonga significativamente essa proteção.
Demais doses
Nos mesmos horários e locais que a 3ª dose, a secretaria segue vacinando todas as pessoas com mais de 12 anos com a 1ª dose e com a 2ª dose quem tomou a 1ª dose de Pfizer há mais de 21 dias, a Coronavac há mais de 15 dias e a Astrazeneca há mais de 60 dias.