No mês de prevenção e conscientização ao câncer de mamas, as moradoras de Três Lagoas possuem acesso à mamografia, consultas médicas e tratamento oncológico gratuitamente no município. Os serviços são ofertados por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).
A cada mês pelo menos seis mulheres moradoras de Três Lagoas são diagnosticadas com câncer de mama. Segundo o médico mastologista da rede pública de saúde, Luiz Otávio Zucca, a média de novos casos tem aumentado no município nos últimos anos e isso se deve ao acesso que as mulheres possuem aos exames preventivos, como a mamografia.
“O cenário de novos casos mudou nos últimos oito anos em Três Lagoas. A quantidade de diagnósticos era bem menor que hoje – por volta de dois a cada mês. Era um número baixo para uma população com mais de 100 mil habitantes”, explica Zucca.
De acordo com o especialista, o perfil das pacientes oncológicas mudou neste período. “O que mais alarma é que a incidência da doença não é somente em mulheres com mais de 40 anos. Temos visto um número de até 10% entre mulheres abaixo desta faixa etária com o diagnóstico positivo para a doença. A tendência de Três Lagoas segue um perfil nacional e as mulheres precisam se tocar, literalmente, e fazer o autoexame”, alerta.