A empresa Solução Engenharia Ltda venceu a licitação para a execução de obras de implantação de rede de esgoto em Três Lagoas. O extrato do contrato assinado entre a empresa, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos e a Empresa de Saneamento Básico do Mato Grosso do Sul, foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira.
Ao todo, serão investidos R$ 27,2 milhões na implantação da rede de esgoto. A empresa terá 395 dias para concluir os trabalhos. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
De acordo com o gerente regional da Sanesul, Gilmar Tabone, as obras que serão executadas são aquelas que foram abandonadas pela empreiteira Serra Engenharia. Atualmente, Três Lagoas conta com apenas com 45% de rede coletora de esgoto implantada.
Muitos domicílios ainda utilizam fossa séptica. Segundo dados do último Censo do IBGE, Três Lagoas contava com 8.690 fossas sépticas. Em 2010, o município tinha 25,5% de rede coletora de esgoto, ou pluvial, implantada, percentual que saltou para 45%. Atualmente, o município conta com 43 mil ligações de água e 19 mil de esgoto.