Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas registra 2.672 casos notificados de dengue

Saúde segue com ação de combate ao mosquito da dengue

Do início do ano até o dia 23 deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 2.672 casos notificados de dengue em Três Lagoas. Desse total, 196 foram confirmados laboratorialmente, 138 descartados por laboratório e 194 por clínica. Os demais aguardam resultado de exame.

Somente na semana de número 12, que compreendeu de 17 ao dia 23 deste mês, foram registrados 401 casos suspeitos no município. Na semana retrasada, o número de casos notificados totalizava 2.024.


No entanto, a quantidade de casos em Três Lagoas pode ser ainda maior, já que muitas pessoas que apresentam sintomas não procuram as unidades de saúde. Com isso, não é possível para a Secretaria de Saúde contabilizar todos os possíveis casos de dengue. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância e Saneamento, Neide Yuki, é importante que a pessoa procure uma unidade, pois somente assim será possível detectar os locais com possíveis focos do mosquito.


O trabalho do Setor de Endemias, de acordo com Neide, é feito nos bairros com registros de casos notificados de dengue. “Somente assim é que conseguimos fazer o trabalho de bloqueio químico”, disse. Ela informou que esse trabalho vem sendo feito com a utilização de quatro máquinas de UBV pesada (o fumacê) e também com as UBVs leves (máquinas costais).


De acordo com a diretora, na semana que vem será realizada uma reunião para definir os integrantes do Comitê de Combate à dengue que será formado em Três Lagoas. O objetivo do comitê será o de discutir estratégias que possam ser adotadas no combate ao mosquito da dengue.