O frio característico do inverno já foi em bora, em Três Lagoas. Os ventos gelados e a baixa temperatura deram lugar ao sol e termômetros mais elevados desde o início da semana. Tanto, que a cidade registrou sensação térmica de 40ºC, na terça-feira (17), sendo considerado o dia mais quente da estação. O calorão vai prevalecer até a última semana do mês de agosto. Entretanto, às altas temperaturas causam índices assustadores de baixa umidade relativa do ar.
Três Lagoas chegou a liderar a lista dos municípios que registraram menores índices de umidade em Mato Grosso do Sul e ficou entre os cinco mais secos no ranking do país, na última quarta-feira (18). Isso porque a cidade chegou a 12% de umidade, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), sendo considerado estado de alerta, já que o nível, além de crítico, é desértico, podendo ser comparado ao deserto do Saara, por exemplo. A cidade está há cinco meses sem chuva, com período de estiagem severo.
Também estão no ranking de municípios mais secos do Estado: Coxim, com 13% de umidade do ar, Campo Grande, Cassilândia e Costa Rica, que chegaram a 14% na quarta, assinalando os piores índices da semana. O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) prevê que os próximos dias continuarão seco, sem chuva, e umidade bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 60%.
REFLEXOS
O período também gera outros problemas, como aumento de incêndios em vegetação. Além disso, complicações de saúde, reações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos.
FRIO E CHUVA
Uma nova frente fria está prevista para chegar ao Estado a partir de 26 agosto. Porém, não será intensa e nem rigorosa como as outras deste ano. A massa de ar seco irá impedir as baixas temperaturas, principalmente, na região Leste. Três Lagoas deverá ter temperatura mínima de 15ºC e, a máxima, poderá ser de 28ºC.
Há probabilidade de pancadas de chuva, em algumas regiões, com a chegada do frio. Mas, o volume será bem abaixo do esperado, como previsto no Inverno.