Veículos de Comunicação

Alta Incidência

Três Lagoas registra mais de 10 casos de dengue por dia

Desde o início do ano a cidade registrou 537 casos de dengue, segundo boletim epidemiológico da Saúde

 - Assessoria/Secom
- Assessoria/Secom

Em Três Lagoas, 537 casos de dengue já foram registrados, sendo 54 notificações em apenas uma semana, conforme dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. O levantamento se refere a 1° de janeiro a 20 de fevereiro, o que representa mais de 10 casos por dia no município.

Apesar das ações de combate, a proliferação do mosquito Aedes aegypti parece aumentar fazendo a cidade apresentar alta incidência da doença com mais de 300 casos suspeitos para cada 100 mil habitantes. Dessa forma, Três Lagoas entra para a “lista vermelha” da Saúde, com mais cinco municípios da Costa Leste: Paranaíba, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul e Santa Rita do Pardo. 

Em Mato Grosso do Sul, o número de casos suspeitos de dengue totalizam 26.829, um índice 22,33% maior do divulgado semana passada. Três pessoas morreram vítimas de dengue e os registros ocorreram em Campo Grande (2) e Dourados (1).

O coordenador do Núcleo de Educação em Saúde, Fernando Garcia, setor ligado à Secretaria Municipal de Saúde, destaca que as ações de combate ao Aedes têm se intensificado desde o início do ano quando foi criada uma força-tarefa formada por agentes de saúde, de endemias e militares da 2ª Companhia de Infantaria do Exército de Três Lagoas. Garcia conta que cerca de 60 toneladas de lixo foram recolhidas pelos servidores e soldados do Exército durante a operação.

Por outro lado, aponta a necessidade da população se conscientizar sobre os cuidados contra a proliferação do Aedes. “É um trabalho em conjunto e precisamos da ajuda de todos”, frisa.