A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas confirmou nesta terça-feira (23), o primeiro caso do vírus influenza A H1N1 registrado neste ano, no município. O paciente é um homem de 36 anos, morador no bairro Jardim Alvorada, e que está internado na Unidade de Terapia Intensiva – UTI do Hospital Cassems, em Três Lagoas.
Segundo a secretaria, após conhecimento do caso, a equipe do Setor de Vigilância Epidemiológica iniciou os procedimentos de investigação junto à família do paciente para averiguar se outras pessoas apresentam sintomas da doença.
O vírus H1N1 causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus da gripe comum, que são febre alta, mal-estar, dores de cabeça, espirros constantes e tosse. Em alguns casos de H1N1, pode haver também dificuldade para respirar ou falta de ar. A Secretaria de Saúde alerta que, quando os sintomas aparecem, o ideal é procurar imediatamente um posto de saúde.
Em Três Lagoas, a Campanha de Vacinação contra a gripe teve início dia 10 de abril, e está disponível em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde.