Temporal que atingiu Três Lagoas na sexta-feira (1) e no domingo (3) deixou graves estragos em diversos pontos da cidade. Conforme o meteorologista Natálio Abrahão, o município registrou na sexta-feira, a queda de 2.876 raios, além de trovões. “O vento iniciou com 56 quilômetros por hora, passou para 66 e teve uma velocidade máxima de 72 quilômetros por hora com 48,8mm de chuva”, explicou Abrahão.
O saldo do fim de semana deixado pelo temporal nos dois dias foi, segundo a Defesa Civil, o registro de quedas de árvores, destelhamentos de construções, queda de muros e paredes de comércios e até mesmo chuva com granizo.
No domingo, foi registrado um total de 3,4mm de chuva e ventos de 50,4 quilômetros por hora no período da tarde e depois, já no período da noite, de 47 quilômetros por hora. Além disso, no início da tarde, ocorreu chuva com granizo em alguns bairros. Durante o final de semana, o acumulado de chuva foi de 54mm.
DANOS
De acordo com relatório da Defesa Civil, os órgãos de emergência envolvidos nos trabalhos de assistência registraram 14 quedas de árvores, 5 destelhamentos, 1 chamada de queda total e 2 de queda parcial de postes de energia elétrica, 2 rompimentos de fios da rede de energia e 2 desmoronamentos, além de 1 auxílio de colchões e lona junto a Secretaria Municipal de Assistência Social, devido ao destelhamento de uma residência.
Os bairros mais atingidos, ainda de acordo com a Defesa Civil, foram: Vila Alegre, Vila Nova, São João e Quinta da Lagoa. “Estamos entrando num período de tempestades isoladas e, com isso, é necessário redobrar a atenção à previsão do tempo e alertas da Defesa Civil e outros órgãos de segurança”, comentou Welton Alves, coordenador do serviço em Três Lagoas.
REPAROS
A equipes das Secretarias Municipais, principalmente da Infraestrutura, Meio Ambiente, Educação e Assistência Social, trabalharam durante todo o final de semana para atendimento à população e reparos emergenciais, tanto nos prédios públicos, como em outros locais afetados na Cidade. Inclusive, nesta segunda-feira (4), o trabalho segue em execução para que tudo volte à normalidade o quanto antes.
AULAS CANCELADAS
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) decidiu suspender as aulas desta segunda-feira (04/10) na maior parte das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino (REME) devido aos estragos causados pelo forte vento e chuva.
No entanto, estão funcionando normalmente a Escola Municipal Irmã Scheilla, pois já passou por reparos necessários e que atende alunos da Zona Rural e a Escola Municipal de Educação no Campo “Antônio Camargo Garcia” (Vera Cruz) que não sofreu danos.
SERVIÇO
Em caso de necessidade, a população deve manter contato com os serviços de emergência, no caso o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou com a Defesa Civil pelo whatsapp 67 9 9209-8695.