Que calor! Essa é uma das frases que mais se ouve entre os moradores pelas ruas de Três Lagoas durante esta semana. E com razão. O calor intenso elevou a temperatura e os termômetros registraram 38°C, na tarde desta quarta-feira (12), com sensação térmica de 40°C. Já na terça (11) o calorão chegou aos 36°C e, na segunda-feira (10), atingiu 38°,5C com sensação de 42C°.
Esse cenário fez com que Três Lagoas ficasse na lista dos municípios mais quentes do país e também como destaque no ranking de Mato Grosso do Sul, em terceiro lugar. Perdeu apenas para Sonora, que teve 42°C e sensação de 46°C. Ficou atrás ainda de Coxim (39°C).
Além da alta temperatura, a população sofre com o tempo seco. A umidade relativa do ar registrada às 16h desta quarta era de 12%, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe). Índice considerado pelos meteorologistas ‘estado de emergência’. Detalhe: a baixa umidade é semelhante à umidade do deserto do Saara, que possui uma média entre 10% e 15% de umidade.
Segundo a escala usada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A umidade entre 60% e 30% é considerada aceitável. Abaixo de 30% e acima de 20% já representa 'estado de atenção'. Abaixo de 20% representa 'estado de alerta'. Quando o nível de umidade relativa do ar fica de 12% para baixo, entra em 'estado de emergência'.
Muita água, protetor solar e sombrinha. É a recomendação dos médicos para este período, como ainda evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre as 10h e às 16h. Evitar ainda lugares aglomerados e usar soro fisiológico nos olhos e narinas.
A previsão para esta semana é ainda de mais calor. Porém, há probabilidade de chuva no fim de semana, em Mato Grosso do Sul, o que poderá amenizar o calorão.