A dança invadiu Três Lagoas. Segue até domingo (5) o Festival Dança Três – 4ª edição, com apresentações de dança de companhias, grupos e artistas de MS, SP, RJ e CE em espetáculos gratuitos que acontecerão em vários pontos da cidade. A produtora cultural Renata Leoni participou, ao vivo, do programa A Casa é Sua desta sexta-feira (3) e falou sobre o evento.
São quatro dias com 70 apresentações de espetáculos/coreografias de variados estilos de dança, acessíveis em língua brasileira de sinais (Libras), além de quatro oficinas voltadas ao estudo da dança, rodas de conversas e intervenções urbanas, que acontecem em escolas, na praça Ramez Tebet e na Lagoa Maior.
O Festival visa aproximar a fronteira, incentivar fluxos e canais de comunicação entre esses dois estados por meio da dança. O evento é estruturado em três frentes de atuação: Fronteira, Formação e Fazer Artístico, nas quais se inserem diferentes ações: Mostra Profissional (com companhias e grupos profissionais convidados), Mostra Aberta (com artistas e grupos amadores selecionados por meio de Edital), oficinas, rodas de conversas e intervenções urbanas.
O Festival é promovido pela Arado Cultural, produtora cultural de Campo Grande, e tem o apoio da Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) e Diretoria de Cultura, conta com o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS), da Fundação de Cultura de MS (FCMS), do Governo do Estado de MS.
PROGRAMAÇÃO
DIA 03 – SEXTA-FEIRA
À noite, a partir das 19 horas, na Praça Ramez Tebet, na Mostra Profissional, a Focus Cia de Dança (RJ) leva ao palco ´As canções que você dançou pra mim´. Em cena, quatro casais são embalados por um “pot-pourri” de canções interpretadas pelo cantor e compositor Roberto Carlos, que marcaram épocas e que já se tornaram clássicos da MPB. É um espetáculo para todas as idades, para qualquer pessoa, em qualquer tempo, onde a dança e a música aparecem num casamento perfeito. O espetáculo foi eleito pelo Jornal O Globo, como um dos 10 melhores de 2011 e, em 2012, pelo Guia da Folha de São Paulo, sendo um dos 3 melhores pela originalidade e simplicidade na opinião do júri especialista. Em seguida a Mostra Aberta traz 25 apresentações.
DIA 04 – SÁBADO
Às 19 horas, na Praça Ramez Tebet, a programação da Mostra Profissional será aberta com o espetáculo ´Términus´, da Luminis Cia de Dança (MS). A obra é inspirada em situações vividas pelos bailarinos, retratando as dores, prazeres, encontros e desencontros, descobertas e términos de um grupo de pessoas interconectadas pelos caminhos e curvas da vida. Também no sábado, a Cia de Dança do Pantanal (MS) leva ao palco ´Grand Pas de Quatre de Pugni´, uma remontagem de um clássico do ballet que estreou em Londres em 1845, feito por Mayda Riveiro. Nessa noite a Mostra Aberta traz 23 apresentações.
DIA 05 – DOMINGO
Pela Mostra Profissional, as apresentações acontecem a partir das 15 horas na Lagoa Maior. Maria Eugênia Tita (SP) encena ´Cabeção´. Nessa performance, a dançarina brinca com o gestual divertido e simpático de seu personagem Cabeção. Partindo dos passos dos ritmos tradicionais brasileiros como Frevo, coco e Cavalo Marinho, a figura torna-se um porta-voz cômico do rico alfabeto de passos e trejeitos das nossas danças brasileiras. Depois a Cia de Dança do Pantanal (MS) encena ´Migrantes´.
A programação de espetáculos será encerrada com a apresentação ´A Festa´, resultado da residência artística ministrada por Ana Carolina Mundim (CE). Já as oficinas, que completam as ações do Festival Dança Três, serão realizadas nos dias 03 e 04 de junho, das 14h às 16 horas e, a residência nos dias 03 e 04 de junho, das 14h às 17 horas e, no dia 05, das 8h às 11 horas. Essas ações de formação serão no Departamento de Cultura.
Acompanhe a entrevista na íntegra, que foi ao ar nesta sexta-feira (3), no programa A Casa é Sua: