Veículos de Comunicação

Trânsito

Três Lagoas tem 3,1 mil CNHs vencidas na pandemia e pendentes de renovação

Prazos foram suspensos pelo Detran-MS e condutores precisam regularizar a situação para evitar multas nas blitzes

rENOVAÇÃO > O serviço está disponível pela internet ou aplicativo e deve ser feito de forma remota - Divulgação
rENOVAÇÃO > O serviço está disponível pela internet ou aplicativo e deve ser feito de forma remota - Divulgação

Mais de 3,1 mil motoristas e motociclistas de Três Lagoas estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. O levantamento foi feito pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) a pedido do Jornal do Povo e refere aos condutores que tiveram o documento vencido durante a pandemia da Covid-19, estando ainda pendente de renovação. O motorista ou motociclista que teve o documento vencido em janeiro do ano passado tem até 31 de janeiro deste ano para a renovação da CNH. O mesmo é válido para os demais meses de 2021.

Isso porque nesta semana, o Detran-MS suspendeu os prazos de validade das CNHs, estabelecidos desde 2020 em decorrência dos efeitos da crise sanitária. Com isso, o órgão retomou o cronograma, de acordo com os vencimentos do documento, a partir de março de 2020 até dezembro de 2022.  “Os condutores que tiveram o documento vencido em 2022 precisam retomar a regra habitual. Ou seja, não há mais prorrogação. O prazo volta ao normal e o motorista tem até 30 dias após o vencimento para que não sofra nenhum tipo de autuação caso seja abordado em uma fiscalização de trânsito”, explicou a diretora de Habilitação do Detran-MS, Lina Issa Zeinab.

RENOVAÇÃO
A maioria das CNHs que está vencida é do tipo B, para carros, com 2.132 registros. Em segundo, a categoria A/B, para quem dirige moto e carro, 1.012. O serviço está disponível no canal digital e deve ser realizado de forma remota, com segurança, agilidade e autonomia. Por meio do portal do Detran-MS (www.detran.ms.gov.br/renovacao-cnh/) ou aplicativo é possível renovar a habilitação de forma simplificada, para as categorias A e B, com apenas alguns cliques. O único deslocamento necessário é a realização do exame médico na clínica credenciada ao órgão estadual de trânsito.

Entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, 1.101.651 CNH´s venceram, no Estado.Deste total, 23% dos condutores ainda não renovaram a documentação, o que corresponde a 250.562 carteiras.